Expansão garante acesso total em Lotéricas e Correspondentes; serviço com intérprete de Libras reforça inclusão no Dia das Pessoas com Deficiência
A inclusão e a garantia de direitos para milhões de brasileiros ganham um reforço essencial na rede de atendimento bancário do país. Em um avanço significativo rumo à acessibilidade plena, a CAIXA Econômica Federal anunciou que o serviço de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) agora está disponível em 100% de seus canais físicos. A expansão completa o ciclo de atendimento especializado, garantindo que os mais de 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva tenham comunicação facilitada em qualquer ponto de contato com o banco.
A conquista é especialmente celebrada no contexto do Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para promover a compreensão e mobilizar apoio à dignidade e aos direitos desse grupo. O marco reflete o compromisso da CAIXA em proporcionar um atendimento humanizado e igualitário.
Intérprete de Libras chega a oito mil correspondentes CAIXA Aqui
A mais recente e crucial etapa da expansão foi a inclusão dos cerca de oito mil Correspondentes CAIXA Aqui (CCA) espalhados por todo o território nacional. Com isso, o atendimento com intérprete de Libras, que já estava consolidado nas agências bancárias e nas mais de 13 mil Lotéricas do país, alcança a totalidade dos balcões físicos da instituição, promovendo um nível inédito de capilaridade na acessibilidade bancária.
Essa ampla oferta é fruto de uma parceria estratégica da CAIXA com a plataforma ICOM, uma solução de intermediação de tradução simultânea de Libras mantida pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). O sistema visa dissolver as barreiras de comunicação, permitindo que os colaboradores dos CCA’s e os clientes surdos ou com deficiência auditiva, que representam aproximadamente 5,31% da população brasileira, tenham interações claras e eficientes.
“Atender bem todos os clientes é prioridade, e isso inclui oferecer serviços de qualidade às pessoas com deficiência. Ter um atendimento humanizado é um direito de todos. Estamos orgulhosos em alcançar 100% de atendimento em Libras nos canais físicos do banco”, afirma o presidente da CAIXA, Carlos Vieira.
Como funciona o atendimento com o intérprete de Libras em tempo real
O processo para acesso ao serviço de intérprete de Libras é desenhado para ser rápido e simples:
- O cliente, ao chegar a um CCA, se identifica como pessoa surda ou com deficiência auditiva.
- O funcionário inicia uma chamada de vídeo pela plataforma ICOM.
- O dispositivo (celular ou tablet) é direcionado ao cliente, e a conversa em Libras é traduzida em tempo real, permitindo que o atendente realize o serviço bancário de interesse.
O mesmo formato de videochamada que agora chega aos Correspondentes CAIXA Aqui já havia sido implementado nas agências da CAIXA em fevereiro, em uma demonstração contínua da evolução do plano de acessibilidade da instituição. O cliente solicita o atendimento especializado diretamente ao empregado, que o conecta ao intérprete por vídeo.
Acessibilidade digital e cultural: O Intérprete de libras 24 horas
A preocupação com a inclusão não se restringe apenas aos canais físicos. Desde novembro do ano passado, os clientes da CAIXA também contam com o suporte de intérprete de Libras no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo site do banco.
Este canal digital, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, é fundamental para quem busca esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços, obter suporte tecnológico, registrar reclamações, sugestões ou elogios. O acesso é facilitado na página principal do banco, bastando procurar a opção “Pessoa com Deficiência Auditiva” para iniciar a videochamada. Para garantir a qualidade da tradução, é essencial que a câmera do dispositivo esteja habilitada e o acesso à localização seja permitido.
Além da esfera bancária, a CAIXA estende o compromisso de acessibilidade para o setor cultural. O atendimento em Libras está disponível na recepção de todas as unidades da CAIXA Cultural, utilizando o mesmo modelo de acionamento virtual do intérprete de Libras. Essa iniciativa garante que o público com deficiência auditiva tenha pleno acesso às atividades culturais e artísticas oferecidas em Brasília, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Com a expansão completa para os canais físicos, o banco solidifica seu papel como agente de inclusão social, garantindo que o atendimento com intérprete de Libras seja um direito acessível a todos os seus clientes.
Fonte: ABC do Abc
