- Publicidade -

Câmara derruba veto da prefeitura e aprova escolas bilíngues para estudantes surdos em BH

Nova legislação institui diretrizes para funcionamento desse novo tipo de escola na rede municipal de Belo Horizonte

Município poderá instituir escolas bilíngue LIbras-Português na rede de ensino

A Câmara de Belo Horizonte derrubou, nesta segunda-feira (2), um veto da prefeitura a um projeto de lei que institui diretrizes para a criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa na rede municipal de educação. Agora, o texto deve ser promulgado pelo prefeito Fuad Noman (PSD).

O veto foi derrubado por 39 votos a um, depois de um acordo entre a prefeitura a autora do projeto, Professora Marli (PP), que previa a retirada de um dos artigos do texto, que assegurar ao responsável legal do estudante surdo, “o direito de opção pelo ensino regular ou pela escola bilíngue durante a educação infantil e o ensino fundamental”. Para a prefeitura, o artigo viola um entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.

O projeto prevê, nessas escolas, o ensino de Libras como primeira língua e o de Português como segunda língua, assim como ocorre em escolas internacionais. As unidades de ensino também devem contar com disponibilização de professores bilíngues, tradutores e intérpretes de Libras, guias-intérpretes e professores de Libras, prioritariamente surdos.

Além disso, uma das diretrizes para implementação dessas escolas é a disponibilização de equipamentos e recursos didáticos adaptados e a garantia de uma gestão democrática, com participação do aluno e sua família no processo de tomada de decisão escolar.

A lei entra em vigor 45 dias após sua promulgação.

Fonte: Itatiaia

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Sair da versão mobile