Você já parou para pensar na quantidade de símbolos referentes à deficiência auditiva? E o que cada um deles deve significar dentro desse universo?
Às vezes, parece outra até língua! Mas, apesar da surdez parecer uma coisa homogênea aos olhos de muitos, a gente sabe que o assunto é bem abrangente e conhecer o significado dos símbolos pode facilitar ainda mais a compreensão do universo da surdez e as nossas vidas.
Símbolo Internacional da Surdez e Perda Auditiva
No Brasil, motoristas com deficiência auditiva podem usar um adesivo com esse símbolo no para-brisas do carro. O adesivo não é obrigatório, mas podem ajudar na interação com outros motoristas e autoridades. Este adesivo não significa que você pode parar em vagas para deficientes físicos.
Símbolo Telebobina (aro magnético)
Locais com esse sistema são praticamente inexistentes no Brasil, mas em outros países é possível encontrá-lo em cinemas, teatros, igrejas, museus, trens, táxis e caixas de lojas.
Símbolo de Sistemas de Audição Assistida
Símbolo de Língua de Sinais
No Brasil, também é comum encontrar este símbolo em alguns sites que oferecem um tradutor de português para Libras.
Closed Caption (legendas ocultas)
No Brasil, todo aparelho de TV à venda deve possuir um receptor de legendas ocultas e todos os canais abertos são obrigados a transmitir legendas em sua programação. Ainda não há legislação para vídeos na internet.
Opened Caption (legendas visíveis)
Também é possível encontrar esse tipo de legenda em filmes nacionais com sessões voltadas para deficientes auditivos, propaganda política ou vídeos mudos feitos para serem assistidos em ambientes públicos (como em ônibus, metrô e elevador). O símbolo em si, é raro de se ver.
Telefone para Surdos (TTY/TDD)
No Brasil existem orelhões com este aparelho, normalmente localizados em locais cobertos, como shoppings.
Telefone com controle de volume
Fonte: Desculpe, não ouvi!