É o primeiro time de futebol do País a dar aos jogadores sinais próprios na Língua Brasileira de Sinais. Ação tem parceria com a Helpvox e apoio da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de SP (FDSESP). Iniciativa integra o ‘Setembro Azul’, mês dedicado à visibilidade, conscientização e luta pela inclusão da comunidade surda.
Os jogadores do Sport Club Corinthians Paulista foram oficialmente batizados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). É a primeira equipe de futebol do País com essa iniciativa. O batismo foi feito no Centro de Treinamento Dr. Joaquim Grava, em São Paulo.
A ação tem parceria da Helpvox, empresa especializada em acessibilidade comunicacional, da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de SP (FDSESP), com participação de dois torcedores corinthianos surdos que criaram os sinais para cada atleta em campo, e apoio do Hubfiel, ecossistema de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade do clube.
O batismo em Libras observa características físicas, comportamento, até apelidos, da pessoa e, a partir disso, cria e atribui um sinal que a representa. A soletração do nome através da datilologia (alfabeto manual) é feita antes da apresentação do sinal pessoal. A pessoa que faz o batismo deve ser surda e avalia traços físicos, modo de sorrir, cor do cabelo ou sinais no rosto.
Estão previstos um treinamento das equipes de atendimento do clube e da arena em Libras, e a instalação de totens para atendimento remoto na Língua Brasileira de Sinais.
A apresentação oficial dos sinais acontecerá no próximo domingo, 28 de setembro, às 20h30 (horário de Brasília), durante a divulgação da escalação do Corinthians no jogo contra o Flamengo, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Terra