Auxiliar e deficiente auditivo, Alisson Teles da Silva desenvolve mais seu potencial após colegas começarem a aprender Libras.
Quanto custa um sorriso ou a representatividade de uma pessoa? Para Alisson Teles da Silva, um gesto significa muito. Deficiente auditivo, o jovem ingressou há sete meses como auxiliar de estoque na Nissei, uma rede de farmácias. Ali, encontrou pessoas que se dispuseram a aprender Libras para facilitar sua ambientação.
A partir da entrada do jovem e de mais uma colaboradora, a equipe de RH teve a ideia de promover uma oficina básica da Língua Brasileira de Sinais aos colaboradores do administrativo e Centro de Distribuição. A iniciativa tem sido um sucesso: tornou o jovem muito mais participativo em reuniões do trabalho e na comunicação diária com os colegas.
Cumprimentos, pedidos de licença, questões que envolvem acolhimento e respeito e indicações no trabalho são apenas alguns dos sinais aprendidos na oficina, que auxilia na comunicação do dia a dia na empresa com os deficientes auditivos. É jogar luz à realidade de 9 milhões de brasileiros que vivem nesta situação, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o correspondente a 5% da população.
Já para Alisson – que se mostra disposto e feliz em poder passar seu conhecimento de Libras aos parceiros – as oficinas se tornaram uma oportunidade de ampliar o ensino além dos gestos simples. “Há muitas pessoas aqui interessadas em aprender mais sobre a linguagem”, conta ele, por meio de sinais.
Conhecimento para alterar o meio e promover a empatia
Marcelo Martins, encarregado do estoque em que Alisson trabalha, precisava recorrer com frequência a um caderno ou prancheta para entrevistar, por escrito, os candidatos pré-selecionados pelo RH e isso não é mais assim. Na vida dele, também, as coisas mudaram para melhor nesse sentido.
Pequenas atitudes representam muito. “É muito mais do que aceitar a diferença. Trata-se de tentar alterar o meio para promover a empatia pelo próximo”, frisa Camille Holmer, diretora de RH da Nissei. Uma das novidades, nesse sentido, foi o vídeo em Libras enviado pelo RH da rede comunicando uma nova colaboradora de sua admissão.
Fonte: https://razoesparaacreditar.com/representatividade-2/empresa-libras-colaborador-surdo/