- Publicidade -

Escola Municipal José Leoves desenvolve projeto piloto de sala bilíngue

Unidade de ensino atende alunos surdos, no ensino de Libras e português, promovendo uma educação inclusiva e de valorização social

O Dia Nacional da Pessoa Surda, comemorado em 26 de setembro, foi instituído pela Lei Federal nº 11.796/2008, em homenagem à criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, sendo um marco na luta pela inclusão e pelos direitos da comunidade surda.

No contexto da Educação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leoves, localizada na zona norte da cidade, se destaca com o projeto-piloto Sala Bilíngue, oferecendo ensino em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em português escrito. A instituição também oferece oficinas de Libras para alunos ouvintes, do 1º ao 5º ano.

Libras é como qualquer outro idioma que você pode aprender para se comunicar melhor, porém com um valor social e de inclusão muito maior”, disse a diretora.

Duas professoras ensinam na Sala Bilíngue e recebem apoio de estagiárias dos cursos de Letras-Libras (Português) da Universidade Federal do Amapá.

A professora Maria José Noronha é surda e falou, por meio da Língua Brasileira de Sinais, sobre a importância do projeto na escola.

“Quando eu era criança, tive muitas dificuldades para aprender na escola, porque não havia um projeto como este, voltado exclusivamente para o aprendizado da pessoa surda. Aprendi com a minha família a oralizar, por meio da leitura labial, e assim consegui seguir com meus estudos até me formar. Fui aprovada em concurso público da Prefeitura e, hoje, estou formando pessoas que, acredito, não irão enfrentar todas as dificuldades que eu enfrentei”, discursou a professora, dando ênfase ao papel fundamental do projeto, que é dispor de condições equitativas de educação para todos.

A professora e intérprete de LibrasValecia Del Castilo, interpretou as falas do aluno surdo Pablo Ramos, de 11 anos, estudante do 5º ano. Pablo falou sobre o quanto aprendeu na Sala Bilíngue e o quanto sentirá falta dos colegas e das professoras, pois, no próximo ano, irá para o 6º ano e precisará mudar de escola.

Sobre a Educação Bilíngue

A Lei nº 14.191/2021, sancionada em 3 de agosto de 2021, estabelece a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino, modificando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando na implementação de projetos que promovam a inclusão e a equidade na educação da rede municipal de ensino.

Fonte: Diário do Amapá

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Sair da versão mobile