outubro, 2019

2019seg07outDia todoqui10ENTRAD 2019XIII Encontro Nacional de Tradutores / VII Encontro Internacional de Tradutores(Dia todo) CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Cidade Universitária, João PessoaTipo de evento:Encontro Tags do eventointerprete de libras,PB,UFPB

Mais

Detalhes do evento

Temos o prazer de anunciar que o ENTRAD 2019, que reúne o XIII Encontro Nacional de Tradutores e o VII Encontro Internacional de Tradutores, será organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução – ABRAPT em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, no período de 07 a 11 de outubro de 2019. O evento terá como tema “Onde o Sol nasce primeiro: a tradução em contextos emergentes”.

Ao tomar emprestado o epíteto da cidade de João Pessoa, “Onde o sol nasce primeiro,” como tema central do evento, gostaríamos de chamar a atenção para o papel despontante que a tradução e seus agentes, especialmente tradutores, tradutoras e intérpretes, desempenham na linha de frente de contextos emergentes de encontros, conflitos, deslocamentos, inovação, novidade. Contextos esses que requerem intermediação, muitas vezes em tempo real, como o das negociações internacionais, das relações interculturais, da disseminação do conhecimento ou de lançamentos mundiais, entre outros. São tradutoras, tradutores e intérpretes que intermedeiam negociações de ponta entre líderes de empresas ou de nações; orientam turistas ou acolhem migrantes; é através da tradução e da interpretação que culturas são integradas e produções mundiais são lançadas simultaneamente em diversos mercados; são tradutores, tradutoras e intérpretes que primeiro lidam com questões de inovações terminológicas ou de gêneros textuais, atendendo a uma demanda de informação cada vez mais veloz. Enfim, na vanguarda das relações interculturais ou das inovações tecnológicas, o sol nasce primeiro por meio da tradução e de seus agentes.

Assim, convidamos a comunidade acadêmica a apresentar seus trabalhos e a fomentar o debate sobre os papéis da tradução e de seus agentes em contextos emergentes de inovação e de novidade.

O ENTRAD 2019 terá um formato contendo Áreas Temáticas (ATs), para as quais serão aceitas propostas de Simpósios até 31/10/2018. Após a definição desses simpósios, abriremos para submissões de comunicações individuais.

Propostas de simpósios relacionadas à temática central do evento serão especialmente bem-vindas, mas outras propostas também serão consideradas.

Hora

outubro 7 (Segunda-feira) - 10 (Quinta-feira)

Localização

CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB

Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Cidade Universitária, João Pessoa

X