A apresentação do Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência ocorreu durante reunião extraordinária do Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) lançaram, na segunda-feira (10), o Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência. O documento foi apresentado durante reunião extraordinária do Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências (RAV), e ocorreu na Vice-Governadoria, no centro de Maceió.
O protocolo tem tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa assegura inclusão, acessibilidade e proteção integral e os direitos das pessoas idosas. “O Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência produzido em Libras garante que a vítima com deficiência consiga lutar e garantir seus direitos nos espaços institucionais. Com isso, é respeitada a sua singularidade, de maneira que, sem dificuldades para o acesso e totalmente independente, a pessoa idosa consiga atendimento rápido, eficiente, humanizado e eficaz”, ressaltou o assessor técnico da RAV, Pedro Santos, representando a Sesau.
A superintendente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Secdef, Rafaela Seixas, destacou a importância de o Governo do Estado fortalecer o pleno exercício da cidadania e o acesso à proteção integral da pessoa idosa alagoana. “Além de beneficiar pessoas idosas da comunidade surda, o protocolo acessível em Libras também vai alcançar pessoas idosas não alfabetizadas. Essas pessoas terão acesso a conhecer seus direitos e os encaminhamentos devidos”, enfatizou.
A reunião extraordinária do Comitê Gestor da RAV foi presidida pela secretária executiva de Integração Social do Gabinete Civil, Maria Clara Tenório. Participaram do encontro representantes da Procuradoria Geral de Alagoas (PGE), da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), além da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Marta Marisa, e do presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, professor Edmilson Sá.
Acesso ao protocolo e fluxo
A construção dos protocolos e fluxos de atendimento é uma prática de referência intersetorial, que integra diferentes setores, políticas públicas e profissionais, visando fortalecer a proteção e a promoção dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui (https://drive.google.com/drive/folders/1jhf8HNHpaK4ffYfgVLbOCHZztqeEOXTb?usp=sharing).
Fonte: Governo de Alagoas – Saúde
