História

O Surdosol (Surdos On-Line) foi fundada em 17 de novembro de 2002, muito antes da criação do Facebook. Nesse ano 2002, Rafael Emil criou um site IRC-Surdos com Álbum de Fotos e perfis dos surdos pernambucanos e nordestinos (surdos acessavam no mIRC na época). Depois Rafael e Marcelo Amorim se juntaram e criaram o Surdosol. Foi a primeira rede social e melhor portal da comunidade surda da América Latina. Hoje o nome é Librasol.

HISTÓRIA COMPLETA

IRC-Surdos (2002)
No ano 2002, Rafael Emil criou um site IRC-Surdos, que só tinha surdos de Pernambuco e alguns do Nordeste, no canal #Surdos da BRASnet de IRC na época que surdos entravam no mIRC (software de bate-papo para computadores), nesse site tinha mais de 58 usuários do perfil e 40 fotos cadastradas do Álbum de Fotos, não tínhamos as página de bate-papo nem lista de MSN, nem eventos e outros, apenas fotos e perfis mesmo. O site IRC-Surdos (www.irc-surdos.cjb.net) fundou entre maio e junho de 2002, tinha mais de 5 mil visitantes nesse site.

Nesse site tinha apenas perfil de usuários surdos do IRC

SURDOSOL (2002-2018)
Depois de 5 meses em 2002, o Rafael Emil tinha recebido ideia para fazer outro site, fechou o IRC-Surdos, então ele foi fazer novo site com Marcelo Amorim. O nome do site “SURDOSOL” foi inventado por Marcelo Amorim e foi fundada em 17 de novembro de 2002. Quando fundou, conseguíamos trazer as novidades simples para o site SURDOSOL. Tinham mais de 7 mil visitantes em apenas 2 meses em novembro e dezembro de 2002. Depois que o site ganhou fama, tinha uma bagunça e uns probleminhas, então fecharam por 1 mês e meio.

Em 2003, o site estava em manutenção por 1 mês e meio, pois Rafael e Marcelo estavam de férias e arrumavam muito, tiraram os problemas do site, apagaram as fotos e perfis do site, tiraram tudo para recomeçar com novas fotos e perfis, mudaram as idéias, para melhorar, visual e a logomarca do site mudaram também, trouxeram mais novidades de SURDOSOL. O Álbum de Fotos com nova cara e regras, e a Galeria de Fotos também. Pois eles receberam as ideias para melhorar o nosso site para comunidade surda. O objetivo era ter mais comunicação e fazer novas amizades entre surdos no Brasil à distância (naquela época não tinha WhatsApp nem Facebook). Alguns meses depois, o Surdos On-Line foi melhor da América Latina. A Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE) e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) foram as primeiras parceiras do nosso site com mais relações.

Em setembro de 2003, teve I Conferência Municipal de Educação de Surdos (Comudes) na comemoração dia dos surdos, foi realizado da FENEIS-PE e contou com o nosso apoio Surdosol. Nessa foto tem Rafael Emil (fundador de Librasol), Bernardo Klimsa (ex-diretor da FENEIS-PE) e intérprete de Libras.

Em junho de 2004, tinha um Encontro Latino América, também contou com o primeiro apoio do Surdosol, criou o subdomínio que era encontro.surdosol.com.br, foi realizado da FENEIS e foi em Belo Horizonte-MG. Em julho desse ano, Legenda Nacional (Legenda Para Quem Não Ouve Mas Se Emociona) por Marcelo Pedrosa encontrou o Surdosol e fez a parceria até agora. Pois nós apoiamos a Legenda Nacional para ter a legenda e acessível para surdos nos cinemas, televisão e teatros.

No ano 2004, o canal #Surdos do IRC bateu recorde com mais de 56 pessoas surdas no canal de bate-papo aberto
Equipe e comissão: Bernardo Klimsa, Marcelo Amorim, Felipe Andrade e Rafael Emil.

Surdos On-Line completou 2 anos de existência, teve uma primeira festa do aniversário do SURDOSOL foi em Aldeia-PE, 12 de dezembro de 2004. Mais de 100 pessoas participaram da festa, com muitas brincadeiras. No dia da festa do SURDOSOL, o povo votou para escolher um novo sinal do SURDOSOL oficial, inventado por Leonardo Braga, então Rafael e Marcelo aceitaram o sinal novo e divulgaram o nosso sinal oficial do SURDOSOL. Atualizaram o novo símbolo com novo sinal.

No ínicio do ano 2005, a ASSPE colocou o SURDOSOL como patrocinador na camisa de futebol.

Setembro de 2005, Rafael iniciou as primeiras vendas de camisas SURDOSOL, camisas masculinos e baby-looks, pretas e brancas. Em Janeiro de 2006, teve outra festa do 3º aniversário do SURDOSOL no mesmo lugar em Aldeia-PE com apoio ASSPE. Tinha sorteio que era dez bolas, duas camisas SURDOSOL e duas bicicletas para participantes.

Surdos On-Line foi o melhor site de surdos da América Latina! com mais de 1.800 MSN’s cadastrados e 470 cadastrados no Álbum de Fotos e ainda com eventos atualizados.

Em 2006/2007, ficou sem Álbum de Fotos e lista de MSN’s que já foram mais acessados do Brasil nosso site Surdos On-Line, depois então criou algumas páginas importantes para vocês, como Empregos, muitas empresas visitaram o SURDOSOL e mandaram as vagas de empregos para surdos aqui mesmo. Apareceu uma lista de interpretes, para quem precisa de interprete, procure aqui.

Nos anos entre 2008-2012, teve muita queda devido o crescimento de Facebook, Surdosol não foi a mesma rede social desde criação, com a saída de Marcelo Amorim e o site ficou desativado por alguns anos.

Em 2012, Rafael mudou o site para ficar apenas a rede social para comunidade surda, um pouco parecido com Facebook, mas tinha fóruns e grupos para discussões, mas não teve muito sucesso, ficou poucos surdos e ouvintes.
A partir do ano 2015, Rafael Emil teve outra ideia mudou totalmente para colocar mais notícias da comunidade surda, teve outro crescimento de acesso a visitantes entre surdos e ouvintes por conta de notícias sobre comunidade surda do Brasil e do mundo.

Também tem páginas importantes como Eventos, Downloads, Mapeamento de Intérpretes de Libras, Associações e entre outras páginas importantes para comunidade surda.

3 anos depois, em dezembro de 2018, Rafael decidiu mudar o nome do site Surdosol para Librasol (Libras On-Line) mas manter o mesmo sinal , pois nesse site tem mais foco sobre notícias da comunidade surda principalmente a Libras para surdos e ouvintes, como sempre tem notícias sobre cursos de Libras para ouvintes, acessibilidade para surdos, empregos, eventos, políticas, esportes e entre outros.

AGRADECIMENTO

O sinal de Rafael Emil

Eu, Rafael Emil, fundador de Surdosol (hoje Librasol) agradece a Marcelo Amorim pelo trabalho durante anos e como sócio, ainda agradece o Digerson Manoel que criou a logomarca de 2003 e o João Félix que mudou e melhorou a logomarca de 2005. O próprio Rafael mudou a logomarca de 2018. Também agradece o Bernardo Klimsa pelo apoio durante a existência. A Librasol continua como parceria com Legenda Nacional por Marcelo Pedrosa.