Neste sábado (23) é comemorado o Dia Nacional do surdo-mudo. A data tem o intuito de estimular a inclusão dessas pessoas na sociedade e o respeito de todos para com as pessoas surdas-mudas.

PERNAMBUCO – A audição é o sentido responsável pela percepção de sons. A pessoa surda-muda perde a percepção deste sentido e também da fala, que é a capacidade de emitir sons inteligíveis e formar palavras.

As limitações do surdo-mudo não alteram a sua capacidade de aprendizado, permitindo que ele aprenda e possa conviver perfeitamente com as pessoas sem deficiência. Com a falta dos dois sentidos, a pessoa surda-muda desenvolve outros através de estímulos com especialistas.

A maioria dos deficientes auditivos não é mudo, apenas não recebe os adequados estímulos para suprir o referencial perdido com a falta da audição, fazendo com que eles possam se tornar surdos oralizados, já que muitos têm voz e conseguem falar se forem estimulados por fonoaudiólogos.

O Dicionário Libras divulga em larga escala a língua dos sinais, o que facilita a comunicação dos surdos-mudos em seu dia-a-dia.

Fonte: http://www1.imip.org.br/imip/noticias/inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-e-o-principal-objetivo-do-dia-nacional-do-surdomudo.html

Comentários no Facebook