Turma_Cine_PE_2010“Legenda para quem não ouve, mas se emociona!” é uma campanha de divulgação e sensibilização em favor das pessoas com deficiência auditiva para terem o acesso aos filmes nacionais e peças teatrais por meio de comunicação como uma legenda.

A Lei tornará possível o acesso dos surdos à legenda e, portanto, ao lazer. O Projeto de Lei Federal nº. 256/2007, do Dep. Eduardo Barbosa , que tem o mesmo objetivo da campanha, retomou Projeto anterior de 2004 e, portanto, a Câmara já está há dez anos precisando adotar essa providência para atendimento às pessoas com deficiência auditiva. Os cidadãos brasileiros abaixo identificados e assinados se unem para defender o esforço conjunto de todos os Deputados Federais no sentido de ser aprovado o referido Projeto de Lei.

A iniciativa é importante, pois essa campanha é rara no Brasil, devido à falta de consciência sobre a questão do direito ao lazer para todos. Por isso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em apoiar esse movimento.

A campanha pela legenda foi uma ideia de Marcelo de Carvalho Pedrosa, ele tem uma deficiência auditiva com grau profundo, mas obtenha um grande ganho com uso de aparelho. A turma dele combinou de ir para o CINE-PE – Festival de Audiovisual 2004, na cidade de Recife/PE, para assistir a vários filmes nacionais e sentiu excluído. Então pensou: “o que eu estou esperando?”

No último dia do CINE-PE (5 de maio de 2004), cerca de cem amigos e familiares foram ao Centro de Convenções de Pernambuco, sede do festival, para apoiar a campanha sobre a necessidade de colocar legenda no filme nacional. E as adesões continuam.

O objetivo é aumentar o número de pessoas conscientes dos direitos dos surdos e, assim, ter força para lutar por um ideal de igualdade nas atividades de lazer. É oportuno lembrar a famosa frase: “Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando”, afirma Pedrosa.

Veja a reportagem da TV Globo – Paraná no ano 2007:

Saiu até a revista Caras, o diretor do filme André Gonçalves vestiu a camisa da Legenda Nacional durante entrega os troféus no Cine Pe 2004.

andre_goncalves_caras

Por isso estamos pedindo o apoio de vocês, a fim de fazer crescer o número de assinaturas, o que torna mais fácil a nossa força na luta, pois temos consciência da nossa dificuldade de gritar, por sermos uma minoria em relação à população brasileira. Para se ter uma ideia, segundo o censo do IBGE 2010, temos 9.7 milhões de pessoas surdas brasileiras, ou seja, 5% da população brasileira.

Com a aprovação dessa proposta, as distribuidoras de filmes e os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a legendar as obras exibidas ou a oferecer interpretação do texto correspondente.

Assine para apoiar essa campanha, clique aqui

Visite o site oficial da campanha Legenda Nacional – http://legendanacional.com.br/

Fonte/crédito: Surdos On-Line / Legenda Nacional

Comentários no Facebook