“Libras em sala de aula” ganhou a 3ª Edição do Concurso Cultural da 4ª edição do Fórum Diálogos na Educação. O anúncio ocorreu nesta quinta (22), em Piracicaba (22).
O projeto “Libras em sala de aula”, de Ribeirão Preto (SP), ganhou a 3ª Edição do Concurso Cultural da 4ª edição do Fórum Diálogos na Educação. A iniciativa promoveu o ensino de Libras para alunos de uma escola pública a fim de integrar uma aluna com deficiência auditiva.
A premiação ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), no espaço Pecege, em Piracicaba (SP).
“Meu projeto não seria possível se não fossem meus alunos […] Eles entenderam que poderiam usar essa língua fora das salas de aula. Eles vão se tornar adultos melhores e vão se comunicar com outras pessoas com deficiência”, afirmou a professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco ao receber o prêmio da 3ª Edição do Concurso Cultural.
Sobre o projeto
O projeto foi criado com o objetivo de integrar a aluna Lavínia Bernardes, de 10 anos. Ela tem deficiência auditiva e passava por dificuldades para se comunicar com os amigos e servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elisa Duboc Garcia.
Como solução, a professora Michelle Gonçalves Dinamarco capacitou os alunos do 5º ano para a comunicação com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto durou um ano e teve a participação de 28 alunos com idades entre 10 a 11 anos. A professora titular da turma, Cristiane Francê, cedeu dois horários semanais para a ação de Michelle, que utilizou aulas expositivas, práticas, interativas e com recursos visuais e jogos para ensinar a linguagem.
Objetivo e prêmio
O Concurso Cultural busca reconhecer projetos de boas práticas na educação que foram realizados por professores da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública.
O projeto vencedor recebeu prêmio de R$ 6 mil, que deve ser destinado à escola onde a iniciativa é realizada.
Sobre o Fórum
O Fórum Diálogos na Educação é uma iniciativa do Instituto EP, organização que apoia e realiza projetos educacionais em conjunto com a rede pública de ensino, organizações da sociedade civil e voluntários do Grupo EP desde 2002.
O fórum foi idealizado para promover o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas, segundo a organização do evento.
A edição de 2024 foi aberta com palestra de Djamila Ribeiro sobre o tema “Ser e Pertencer no Ambiente Escolar”. Já a segunda edição, em 2023, teve como centralizador o assunto “Fortalecimento de Vínculos na Comunidade Escolar – Ensino Infantil e Fundamental”. Em 2022, o tema da primeira edição foi a “Gestão na Educação”.
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Fonte: G1