APAE e Instituto IDIOMA SURDO integram a programação no município com apoio do COMDEF, Assessoria Municipal para Pessoas com Deficiência, ACIA e Câmara Municipal.

A fachada da Câmara Municipal com laços nas cores verde e azul ficará iluminada nas duas tonalidades durante o mês aos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas surdas.

No mês de Setembro, as entidades socioassistenciais APAE e o Instituto IDIOMA SURDO, integram a programação das campanhas institucionais aos direitos das pessoas com deficiência (Setembro Verde) e das pessoas surdas (Setembro Azul), com apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEF) e Assessoria Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araraquara (ACIA) e da Câmara Municipal de Araraquara.

Durante o mês, um laço verde e outro na cor azul, ficam afixados na fachada da Câmara Municipal, que será iluminada nas mesmas cores à noite. Nos eventos serão distribuídos aos participantes, um delicado broche em laço com as duas cores das campanhas e confeccionados por habilidosos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araraquara. A programação das atividades Setembro Verde está disponível no facebook da Apae Araraquara e a programação Setembro Azul no facebook do Instituto Idioma Surdo. Todas atividades são gratuitas à população.

SETEMBRO AZUL
A campanha Setembro Azul, abrange o Dia Mundial das Línguas de Sinais, em 10 de Setembro, o Dia Nacional da Pessoa Surda, em 26 de Setembro e o Dia Internacional da Pessoa Surda, em 30 de Setembro. A temática na cor azul foi escolhida em homenagem aos surdos mortos pelo sistema nazista que identificava as pessoas surdas com um pano azul amarrado no braço.

A Lei Municipal n° 9065, de 4 de setembro de 2017, institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a Campanha de Conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas – Setembro Azul, a ser realizada anualmente no mês referido e dá outras providências, de iniciativa do vereador Elias Chediek (MDB). Tem por finalidades, promover ações, medidas e programas dos órgãos públicos, de direito, destinados às pessoas com deficiências, em especial às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, como também, incentivar iniciativas de instituições e entidades representativas para a Comunidade Surda de Araraquara e região.

Entre os vereadores Elias Chediek e Roger Mendes, a presidente do Instituto Idioma Surdo, Vilma Schiavinato com Théo Bratfisch e Lígia Celante acompanhando a presidente da Apae, Adriana Biasiolo, com o presidente da ACIA, José Janone Júnior, no lançamento da programação da campanha Setembro Verde e Azul na Câmara Municipal

Empresa Amiga do Surdo
Em Araraquara, a campanha Setembro Azul, visa dar publicidade e divulgar a Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos ‘Empresa Amiga do Surdo’ – Lei Municipal n° 8.778 de 31 de agosto de 2016, que incentiva o atendimento público com intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, por empresas de modo geral, públicas e privadas, também de autoria do vereador Chediek. As empresas e órgãos públicos certificados com o selo Empresa Amiga do Surdo serão divulgados nos sites da prefeitura e do legislativo municipal para consulta aos estabelecimentos acessíveis que promovam autonomia às pessoas surdas no município.

O Instituto Idioma Surdo pretende se estruturar como ponto de cultura da comunidade surda e tem por objetivo praticar e difundir estudos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e da Língua Portuguesa, para promover a interação entre surdos, deficientes auditivos e ouvintes. Visa auxiliar o Centro Regional de Reabilitação de Araraquara com prestação de serviços e suporte para aquisição de aparelhos auditivos a serem distribuídos gratuitamente à população regional. Estima-se que a comunidade surda da região de Araraquara seja composta por 30 mil pessoas, que inclui as pessoas surdas, deficientes auditivos e familiares cuidadores parentais.

Programação Setembro Azul 2018
A programação oficial da campanha Setembro Azul no município de Araraquara tem por objetivo conscientizar a sociedade aos direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Dia 04/09/2018 – Tribuna Popular com LIBRAS ‘Setembro Azul aos Direitos das Pessoas Surdas’ – Instituto IDIOMA SURDO – Câmara Municipal de Araraquara – 18 horas.

Sábados 15-22-29/09/2018 – Intérprete de LIBRAS no Museu Voluntários da Pátria – Praça Pedro de Toledo s/n – das 9h30 às 12 horas.

Sábado 29/09/2018 – Sarau Literário Academia Araraquarense de Letras com intérprete de LIBRAS no Museu Voluntários da Pátria – Praça Pedro de Toledo s/n – das 9h30 às 12 horas.

Comentários no Facebook