Na manhã de ontem (04/10), a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) realizou o ato de descerramento da placa da primeira escola polo para alunos surdos, que se encontra na Emef Fundação Bidart.
RIO GRANDE DO SUL – Com a presença da comunidade escolar, professores, diretores, coordenadores e a Secretária de Educação, Adriana Lara, a inauguração contou com um café comemorativo, mostra de materiais bilíngues em libras, apresentações inclusivas com alunos e atividades do projeto Novo Rodarte.
Oficialmente a primeira Escola referência da Região da Campanha atende hoje sete alunos surdos, entre pré e nono ano, e conta com profissionais especializados trabalhando na área, destes, seis são intérpretes e duas professoras no AEE – PS. Com a ideia de aproximar os alunos a fim de integrá-los com seus colegas e a escola, a criação e execução do polo foi abraçada pela comunidade escolar, pais e mães.
Em entrevista, a secretária de Educação, Adriana Lara, evidenciou a grandiosidade da inauguração que ocorreu na Emef, e ainda, a importância desta nova conquista para a Educação de Bagé. “A inclusão não pode ser apenas para alguns, tem de ser de todos e para todos. Antes, tínhamos o acesso à inclusão por direito, mas nunca de fato, e hoje, podemos dizer com toda certeza que o município de Bagé tem inclusão educacional de fato, e isso nos orgulha muito”, diz Adriana.
O ato encerrou com o Hino Nacional entoado pelos presentes e mostrado por alunos na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a apresentação de um RAP lido e também representado em LIBRAS, atividades de Judô, dança e agradecimentos de professores e pais de alunos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé