Dos 118 atletas brasileiros convocados, 83 são integrantes do Bolsa Atleta
As Surdolimpíadas de Verão Tóquio 2025 tiveram início no sábado (15). Dos 118 atletas brasileiros convocados, 83 são integrantes do Bolsa Atleta. São cerca de 6 mil participantes de 70 a 80 países, em que 3 mil são atletas-surdos e outros 3 mil são oficiais, árbitros e membros da organização. A competição vai até 26 de novembro.
O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, destaca a importância de investimento para esses atletas. “Ver o Brasil competindo em Tóquio, em 21 modalidades do programa, é motivo de muito orgulho. A SNPAR acredita no desenvolvimento contínuo do esporte surdolímpico no Brasil, por isso destinou cerca de R$ 500 mil para viabilizar a ida da delegação e trabalhou na formalização de aproximadamente R$ 800 mil em emendas parlamentares para fortalecer o apoio à equipe. Investir surdoatletas é investir em cidadania e representatividade.”
Atletismo, badminton, basquete, vôlei de praia, boliche, ciclismo de estrada, mountain bike, futebol, golfe, handebol, judô, karatê, orientação, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, vôlei, luta livre e luta greco-romana são as modalidades da competição.
Surdolimpíadas
As Surdolimpíadas (deaf + olympics = Deaflympics, em inglês) são um evento multiesportivo internacional para atletas surdos, realizado a cada quatro anos, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).
Edição de caráter histórico que celebra o centenário das Surdolimpíadas, a de 2025 marca a estreia do Japão como sede dos Jogos de Verão. Os Jogos são caracterizados por acesso à informação e comunicação visual, com a utilização de luzes de largada e bandeiras, bem como a Língua Internacional de Sinais.
Para participar, eles precisam atender aos seguintes critérios: devem ter uma perda auditiva mínima de pelo menos 55 dB* no melhor ouvido, sem o uso de aparelhos auditivos etc.; e estarem registrados na confederação de desportos de surdos de cada país, atendendo aos requisitos de participação, incluindo recordes e classificação.
Fonte: Ministério do Esporte
