SURDOSOL, 2002

A primeira “rede social” do mundo

O Surdosol (Surdos On-Line) foi fundada em 14 de novembro de 2002 (Domínio registrado em 2002, clique aqui para visualizar), a primeira rede social do mundo, muito antes da criação do Orkut. No período de 2002, Rafael Emil criou um site IRC-Surdos para exclusivo canal #Surdos do mIRC, nesse site tinha Álbum de Fotos e perfis dos usuários surdos pernambucanos e nordestinos na época que eles acessavam o mIRC. Alguns meses depois Rafael e Marcelo Amorim se juntaram e criaram o Surdosol. Como foi a primeira rede social da América Latina e do mundo, e foi melhor portal da comunidade surda da América Latina. Vamos saber mais a história abaixo!

 Assista o vídeo em Libras

A primeira logomarca foi criada por Rafael Emil em 2002, um ano depois, o Digerson Manoel se voluntariou para melhorar a nossa logomarca em 2003, após 2 anos mais tarde, o João Félix também se voluntariou para consertar e mudar visual para melhor, ficou mais tempo com essa logo até 2018.

 Assista o vídeo em Libras




No ano 2002, Rafael Emil (quando tinha 17 anos) criou um site “IRC-Surdos” exclusivo para usuários do canal #Surdos no mIRC  (software de bate-papo somente computadores) do servidor BRASnet, que só tinha surdos de Pernambuco e alguns do Nordeste, nessa época o site tinha mais de 58 perfis de usuários e 40 fotos cadastradas no Álbum de Fotos, não tínhamos as página de bate-papo nem lista de MSN e eventos, entre outros, somente fotos e perfis. O endereço do site IRC-Surdos era www.irc-surdos.cjb.net e fundou entre maio e junho de 2002, tinha mais de 5 mil visitantes mensais.

 Assista o vídeo em Libras

Depois de 5 meses em 2002, o Rafael Emil tinha recebido ideia para fazer outro site, fechou o IRC-Surdos, então ele foi fazer novo site com Marcelo Amorim. O nome do site “Surdosol” foi inventado por Marcelo e foi fundada em 14 de novembro de 2002. Quando fundou, conseguíamos trazer as novidades simples para o site Surdosol. Tinham mais de 7 mil visitantes em apenas 2 meses entre novembro e dezembro de 2002. Depois que o site ganhou fama, tinha uma bagunça e uns probleminhas, então fecharam por 1 mês e meio para consertar e arrumar para melhorar.

 Assista o vídeo em Libras

Em 2003, o site estava em manutenção por 1 mês e meio, pois Rafael e Marcelo estavam de férias e arrumavam muito, tiraram os problemas do site, apagaram as fotos e perfis do site, tiraram tudo para recomeçar com novas fotos e perfis, mudaram as idéias, para melhorar, visual e a logomarca do site mudaram também, trouxeram mais novidades de Surdosol. O Álbum de Fotos com nova cara e regras, e a Galeria de Fotos também. Pois eles receberam as ideias para melhorar o nosso site para comunidade surda. O objetivo era ter mais comunicação e fazer novas amizades entre surdos no Brasil à distância (naquela época não tinha WhatsApp nem Facebook). Alguns meses depois, o Surdos On-Line foi melhor da América Latina. A Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE) e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) foram as primeiras parceiras do nosso site com mais relações.

 Assista o vídeo em Libras




Em setembro de 2003, teve I Conferência Municipal de Educação de Surdos (Comudes) na comemoração dia dos surdos, foi realizado pela FENEIS-PE e contou com o nosso apoio Surdosol para este evento. Nessa foto, o Rafael Emil (fundador do Surdosol), Bernardo Klimsa (ex-diretor da FENEIS-PE) e intérprete de Libras.

 Assista o vídeo em Libras

Em junho de 2004, tinha um Encontro Latino América, também contou com o primeiro apoio do Surdosol, criou o subdomínio que era encontro.surdosol.com.br, foi realizado pela FENEIS e foi em Belo Horizonte-MG. Em julho desse ano, Legenda Nacional (Legenda Para Quem Não Ouve Mas Se Emociona) idelizado por Marcelo Pedrosa encontrou o Surdosol e fez a parceria até agora. Pois nós apoiamos essa causa a Legenda Nacional para ter a legenda e acessível para surdos nos cinemas, televisão e teatros.

 Assista o vídeo em Libras

No ano 2004, após reconhecimento do Surdosol, o canal #Surdos no mIRC bateu recorde com mais de 56 pessoas entre surdos e ouvintes no canal de bate-papo aberto exclusivo para comunidade surda.

Eles costumavam entrar nesse canal todos os dias no período de noite, principalmente no final da semana que tem mais pessoas para bater papo aberto no canal, e há privados para conversar cada indivíduo, mesmo surdos digitaram por escrito e se animaram muito para conversar com amigos e fazer novas amizades.

 Assista o vídeo em Libras

Surdos On-Line completava 2 anos de existência em 2004, tivemos a primeira festa do aniversário de Surdosol em Aldeia-PE no dia 12 de dezembro de 2004. Mais de 100 pessoas participaram da festa, com muitas brincadeiras e animações. Mesmo dia da festa do Surdosol, o povo votou para escolher um novo sinal para Surdosol, então o sinal foi escolhido e inventado por Leonardo Braga, divulgamos o nosso sinal oficial do Surdosol.

 Assista o vídeo em Libras

No ínicio do ano 2005, a ASSPE colocou o Surdosol como master da camisa de futebol e futsal. Pois era importante para comunidade surda pernambucana e reconhecida em todo o Brasil.

 Assista o vídeo em Libras

Em Setembro de 2005, O Surdosol iniciou as primeiras vendas de camisas Surdosol para homens e mulheres (baby-looks), tinham apenas duas cores são pretas e brancas. Em Janeiro de 2006, teve outra festa do 3º aniversário do Surdosol no mesmo lugar em Aldeia-PE com apoio ASSPE. Tinha sorteio que era dez bolas, duas camisas Surdosol e duas bicicletas para participantes.

Surdos On-Line foi o melhor site de surdos da América Latina! com mais de 1.800 MSN’s cadastrados e 470 cadastrados no Álbum de Fotos e ainda com eventos atualizados.

 Assista o vídeo em Libras

Entre 2006 e 2007, ficamos sem Álbum de Fotos e a lista de MSN’s que já foram mais acessados do Brasil nosso site Surdos On-Line, mas depois então criamos algumas páginas importantes para todos, como Empregos, muitas empresas visitaram o Surdosol e mandavam as vagas de empregos para surdos por aqui mesmo. Colocamos uma lista de interpretes de Libras para quem precisa e procurar aqui.

 Assista o vídeo em Libras

Nos anos entre 2008 a 2012, teve muita queda devido o crescimento de Facebook, Surdosol não foi a mesma rede social desde criação, com a saída de Marcelo Amorim e o site ficou desativado por alguns anos, pois Rafael estava sem tempo para focar nesse site.

Em 2012, Rafael mudou o site para ficar apenas a rede social para comunidade surda, com cadastro de e-mail e senha, tinha galeria de fotos, fóruns e grupos para discussões entre outros, mas não teve muito sucesso, ficou poucos usuários cadastrados.

 Assista o vídeo em Libras

A partir do ano 2015, Rafael Emil teve outra ideia e transformou o Surdosol como portal de notícias da comunidade surda, então tivemos outro crescimento de acesso a visitantes entre surdos e ouvintes por conta de notícias sobre comunidade surda do Brasil e do mundo. Também temos páginas importantes para comunidade surda como Eventos, Downloads, Mapeamento de Intérpretes de Libras, Associações e entre outras páginas.

 Assista o vídeo em Libras

3 anos depois, em dezembro de 2018, Rafael decidiu separar e criar outro nome com mesmo objetivo: a portal de notícias da comunidade surda. O nome é Librasol (Libras Online), pois é mais geral para comunidade surda principalmente o assunto sobre Libras, intérpretes de Libras e pessoas surdas, entre outros. Trouxemos a mesma logomarca de Surdosol para Librasol mas com mudanças para moderno, pois essa logo representa Libras no mundo virtual.

Então o Surdosol ficou fechado por quase 1 ano e meio, a partir da pandemia de Covid-19 em 2020, Rafael decidiu trazer o Surdosol de volta como rede social para surdos com nova logomarca (com dois SS que representa o SurdoS), mas usado o mesmo sinal antigo.

 Assista o vídeo em Libras




Após 1 ano e meio, em dezembro de 2021, o Rafael decidiu encerrar atividades oficial do Surdosol como rede social pelo motivo sem sucesso nem crescimento, então transformou a nossa página como museu para lembranças, logo abaixo tem depoimentos de ex-usuários surdos do Surdosol, galeria de fotos e alguns vídeos. Mas quem sabe vamos marcar uma festa do reencontro de Surdosol aqui em Pernambuco.

Então o Librasol continua em funcionamento como portal de notícias da comunidade surda até agora.

 Assista o vídeo em Libras




MÍDIAS
Confira o vídeo da entrevista de Rafael Emil sobre criação do Surdos On-Line com Carol Longman do canal A Moda Muda do dia 5 de fevereiro de 2021.

A primeira festa do 2º aniversário de Surdosol com participantes surdos e ouvintes.

DEPOIMENTOS

Eu criei o Surdosol foi por hobby e ajudar comunidade surda a se conectar na internet digital, nunca imaginei que foi a primeira rede social do mundo e também tive muito sucesso os acessos e o reconhecimento, vejo que muitos surdos ficaram satisfeitos por fizeram novas amizades e até casamentos na época, graças a internet! Hoje, só lembranças!! Mas vamos marcar uma festa do reencontro de surdosol! laughing

Rafael Emil

rafaelboy

O Surdosol era outro grupo quando marcamos encontro por causa do mirc (era um sistema operacional Microsoft Windows, onde é programa usado o protocolo IRC) na época que os surdos entrava o papo na internet on-line. Como não esquecer muitos papos, muitas histórias divertidas e muitos encontros marcantes. Era Apenas para pernambucanos surdos e depois viralizou para o Brasil inteiro. Espero que não desmorone!! O surdosol sempre foi animado para todos surdos e também até as crianças codas bilíngues!! 😆😆😆
Foi o grande Prazer!!

Michelle Arrais

Chelly

Eu esperava um link especial que o Pernambucanos, Nodestinos, surdestinos, sulstinos, sudoestinos e nortinos que pode vê todas as notícia do Surdosol. Eu já fui (e hoje) um protagonismo desse criação do surdosol, inclusive estive em festas, confraternização em Aldeias, além que tem boas notícias para divulgação nacional e conhecimento surdos no Brasil, de acontecimento, de esportes, de infraestrutura, das associação e, por fim, das palestras e o futuro compromisso nacional dos surdos. Parabéns SURDOSOL, espero que continue assim, pois, sem esse link, eu não existo.

René Hutzler

o_Piaba

“Surdosol nasceu para conectar o povo Surdo com seu orgulho e com a sua história”.

Carol Longman

DEPOIMENTOS EM LIBRAS