Alunos da UFRB criam animação acessível em Libras sobre o Coronavírus

Alunos dos Centros de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas e Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia criaram, em conjunto, uma animação acessível em Libras com informações importantes sobre a pandemia do Coronavírus.

- Continua depois da publicidade -

O vídeo é uma iniciativa do Projeto de Extensão Farol – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdos na Perspectiva Sócio-Antropológica, coordenado pelo professor Anderson Siqueira e com atuação em diversos campi da Universidade. “No momento atual de pandemia, informações podem literalmente salvar vidas”, aponta o professor, ressaltando a escassez de informações acessíveis à comunidade surda a respeito da doença, inclusive dos órgãos públicos de saúde.

A intenção do professor era criar um vídeo que trouxesse informações visuais de fácil assimilação e que pudesse circular tanto entre surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais quanto entre aqueles que não a dominam. “Aí entrou a ideia de trabalhar com o cinema de animação, que é uma língua predominantemente visual”, ressalta. A partir dessa ideia, o docente formou parceria com a também professora da UFRB e gestora do núcleo de extensão do Cecult, Ludmila Carvalho, para realizar a animação.

Alunos dos cursos de Licenciatura em Artes e do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias foram envolvidos na produção. “O interessante é que, antes da pandemia, eu estava justamente trabalhando com os discentes sobre a linguagem da animação em stop-motion. Então a atividade, além de prestar um serviço público de fundamental importância, ainda teve um caráter formativo para todos os participantes”, conta a professora.

Todo o processo foi feito de forma remota e colaborativa, com reuniões virtuais de planejamento e execução. Os alunos fizeram tudo a partir de suas casas: da concepção da ideia ao roteiro, a criação das ilustrações, a filmagem quadro a quadro, até a montagem e pós-produção. Cada um contribuindo em uma parte do processo, que contou ainda com a consultoria de uma pessoa surda e de uma pessoa da área da saúde.“O fato de termos obtido esse resultado em condições de trabalho longe do ideal é uma conquista”, conclui a professora.

Fonte: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

- Continua depois da publicidade -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos ajude desativando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO