Novo serviço via WhatsApp garante acessibilidade, aproximação e atendimento humanizado para surdos em Jundiaí.
A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) lançou um canal de comunicação exclusivo para a comunidade surda, durante evento realizado no Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES).
A iniciativa faz parte das ações do Setembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre os direitos e à inclusão das pessoas surdas, reforçando o compromisso da corporação com a acessibilidade e a aproximação com todos os cidadãos.
Atendimento exclusivo em Libras
A programação contou com apresentações da GMJ, dicas de segurança, Show Dog, a formatura do segundo módulo do curso de Libras para guardas municipais e, como destaque, o lançamento do canal de atendimento via WhatsApp.
O novo recurso oferece chat automatizado e vídeos em Libras, permitindo que a população surda solicite ajuda de forma ágil e inclusiva. Segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, a iniciativa atende a uma demanda histórica:
“Percebemos a dificuldade da comunidade surda em se comunicar com a Guarda Municipal. Com o novo canal de comunicação, que conta com chat automatizado e atendimento em Libras, garantimos que todos os munícipes possam solicitar ajuda de forma rápida e eficiente. Guardas capacitados estarão disponíveis para atender via vídeo chamada, promovendo um contato inclusivo e humanizado.”