** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Elivelton Everton da Silva assumiu como instrutor surdo e Alicyary Moreira Queiroz como professora bilíngue

Com o auxílio da tecnologia Icom, um sistema de tradução de Libras em tempo real, e com o apoio da intérprete da Central de Interpretação de Libras (CIL)dois servidores surdos tomaram posse na última sexta-feira, 3 de outubro, na Prefeitura de Campinas.

Os novos profissionais vão integrar a equipe da Secretaria de Educação. Elivelton Everton da Silva assumiu o cargo de instrutor surdo, enquanto Alicyary Moreira Queiroz foi empossada como professora bilíngue.

Para a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, o momento representa um marco na valorização da diversidade dentro da Administração pública. “O uso da tecnologia assistida e da intérprete de Libras possibilitou que esses dois profissionais tomassem posse com acolhimento e orientações adequadas”, explicou.

A chefe da pasta ainda destacou que é essencial que o município tenha esse olhar para a diversidade da população e tenha, em seus quadros, essa representatividade.

Desafios e novas experiências

Grato à família pelo apoio e a si mesmo pelo esforço nos estudos e pela curiosidade em aprender coisas novas, o servidor conta que adora desafios e busca constantemente novas experiências. “Estou feliz por ter sido aprovado na posse. Meu segredo é fechar os olhos e pensar que quero realizar um sonho sincero e agora meu sonho se tornou realidade”, afirmou.

Ele também destacou a importância do uso da tecnologia ICOM, que faz a tradução de Libras em tempo real, durante a cerimônia de posse. “A tecnologia ICOM me ajudou muito, pois proporcionou acessibilidade e facilitou a comunicação, tornando-a mais clara e eficiente. Uma barreira pode ser superada, mas precisa ser derrubada para alcançar a igualdade e o direito”, afirmou.

O novo servidor elogiou ainda a iniciativa de Campinas em adotar soluções inclusivas. “Essa tecnologia deveria ser utilizada em todo o Brasil, porque garante acessibilidade e conta com o apoio de um intérprete de Libras. É fundamental incentivar a comunidade surda a aprimorar a comunicação em todos os espaços”, completou.

Educação inclusiva

A expectativa de Alicyary no novo cargo é contribuir com a educação bilíngue de forma inclusiva e transformadora. “Quero fortalecer a Libras como língua de instrução e ao mesmo tempo apoiar os estudantes surdos no aprendizado de língua de sinais”, disse. “É um passo importante para garantir que a escola pública esteja realmente preparada para acolher a diversidade linguística e cultural”, completou.

Sobre a avaliação da posse com a presença da intérprete de Libras, ela conta que foi um momento muito especial e simbólico. “Sou a primeira pessoa surda a tomar posse nesse cargo de professora bilíngue, e ter a intérprete de Libras presente mostrou, na prática, a importância da acessibilidade. Isso me deu segurança, tranquilidade e mostrou o quanto a comunicação acessível é essencial para que o processo seja justo e inclusivo. É um exemplo de como a Libras deve estar sempre presente em espaços oficiais e educacionais”, concluiu.

Preocupação com a inclusão

Maísa Ferreira trabalha no setor de registros, da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, onde os novos servidores tomam posse. Ela também é nova na Prefeitura de Campinas e teve o cuidado de aprender a utilizar a plataforma ICOM para dar posse ao instrutor e incluir uma intérprete de Libras para se comunicar com a professora bilíngue.

“Minha experiência com posses, de modo geral, ainda é muito recente, e por isso considero um verdadeiro presente ter vivido essa oportunidade. Como alguém que ingressou pelo sistema de cotas, sinto uma enorme gratidão em poder fazer parte desse processo e, de certa forma, retribuir”, afirmou.

Ela também disse ter ficado impressionada com a excelência da Icom. “Por meio das intérpretes, a ferramenta proporcionou um atendimento realmente humanizado e acolhedor e com a intérprete de nossa Central de Libras”, completou.

Icom

O Icom é uma plataforma de tradução simultânea de Libras, voltada especialmente para a inclusão da comunidade surda. Durante a posse do Elivelton Everton da Silva essa tecnologia social ou Socialtech foi utilizada para a comunicação com o candidato.

Central de Libras

Criada em 2015, a Central de Interpretação de Libras (CIL) realiza aproximadamente 350 atendimentos por mês, presenciais, remotos ou in loco, garantindo acesso da comunidade surda a serviços públicos essenciais, como saúde, habitação, assistência social e transporte.

O contato com a Central pode ser feito pelo Whatsapp: (19) 99119-5316 ou pelo e-mail: cil@campinas.sp.gov.br.

O que faz um instrutor surdo

Para atuar nesse cargo, é preciso ter proficiência em Libras. O profissional vai atuar junto aos alunos, familiares, comunidade e profissionais da educação, sendo colaborador no processo de aprendizagem do aluno surdo.

Professor bilíngue

Entre as atribuições, está aplicar metodologias que garantam resultados eficazes de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades diferenciadas, estabelecendo estratégias de atendimento específico, utilizando a linguagem de Libras e/ou outras ferramentas adequadas, atendendo à educação infantil, ao ensino fundamental e/ou à educação de jovens e adultos.

Fonte: Prefeitura de Campinas

- Publicidade -