A partir de agora, a Prefeitura de Embu das Artes – SP disponibiliza atendimento especializado para pessoas surdas. A iniciativa é da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para utilizar, basta acessar este link. O atendimento é exclusivo para a pessoa surda que se comunique em Libras e é realizado por um tradutor e intérprete de Libras por meio de videoconferência.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta de pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Isso corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos que apresentam a deficiência e, destes, 2,7 milhões têm surdez profunda. Por isso, a oferta de atendimento em Libras é muito importante para garantir a inclusão social e a humanização no atendimento para pessoas surdas.
Treinamento
Mais de 150 servidores da Prefeitura passaram por um curso intensivo básico para auxiliar no primeiro atendimento de pessoas surdas em diversos setores. O objetivo principal é permitir que o servidor possa se comunicar em situações fundamentais do dia a dia com pessoas surdas, promovendo a inclusão e ampliando as possibilidades de interação.
Fonte: Prefeitura de Embu das Artes – SP








