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Criar novas oportunidades no mercado de trabalho para pessoas surdas. Com esse objetivo o Senac de Garanhuns, em parceria com a Associação de Surdos do Agreste Meridional (ASAMPE), concluiu a primeira turma do curso “Operar sistemas operacionais clientes, aplicativos de escritório e periféricos” (Informática Básica), voltado para o desenvolvimento de competências essenciais no uso do computador e suas ferramentas. Ao todo, 24 alunos estão aptos para atuar nessa área.

Em 72 horas aulas de formação gratuita, os participantes desenvolveram habilidades para utilizar sistemas operacionais de forma eficiente, trabalhar com os principais aplicativos do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint), navegar de forma segura na internet, com foco em segurança cibernética e uso responsável das tecnologias, além de conhecer e explorar novos recursos, promovendo a inclusão digital e o uso consciente de dispositivos e ferramentas modernas.

Para o instrutor do curso, Vanthuir Maia, a formação é extremamente importante porque abre portas pro mercado de trabalho. “Muitos desses alunos nunca tiveram acesso a um conteúdo de informática pensado para eles. Com ele, minha turma está conseguindo aprender o básico que o mercado exige, de forma acessível e no ritmo certo. É uma oportunidade que faz diferença na vida deles, disse Vanthuir.

A tradutora e intérprete de Libras do curso, Elizandra Santana, afirma que essa iniciativa do Senac é histórica. “Este curso representa um marco na vida desses alunos e na história da inclusão profissional no nosso estado. Pela primeira vez, uma instituição oferece cursos profissionalizantes voltados exclusivamente para a comunidade surda, com acessibilidade linguística garantida e um ambiente verdadeiramente inclusivo. Mais do que capacitação técnica, este curso abre portas, fortalece a autoestima e promove autonomia”, destacou.

Essa é a terceira turma de curso gratuito oferecido para alunos surdos no Senac, em Garanhuns. Para as duas primeiras turmas, foi oferecido o curso de Florista. Em todas as ações, foram empregados recursos acessíveis e suporte de tradução e interpretação em Libras.

Fonte: Senac – Pernambuco

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