Cerca de 40 Agentes Municipais de Trânsito e técnicos da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, participarão de um curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A capacitação será realizada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Unidade de Educação para o Trânsito, em parceria com a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN).

A pedagoga da Unidade de Educação para o Trânsito, Maribel Oliveira, lembra que a capacitação foi uma das proposições da Frente Parlamentar de Mobilidade e Trânsito. E a UERN está representada na Frente Parlamentar através da DAIN.

Para a titular da DAIN/UERN, a Prof. Drª. Ana Lúcia Aguiar, que recebeu na sede da diretoria, a representante da Unidade de Educação para o Trânsito, pedagoga Maribel Oliveira, a capacitação é desenvolvida em parceria com a UERN e a Prefeitura, no intuito de promover a inclusão no trânsito, quebrando as barreiras comunicacionais. “Lembrando que as ações visando a inclusão e acessibilidade no trânsito serão desenvolvidas de forma sistemática”, enfatiza a Prof. Drª. Ana Lúcia Aguiar.

O curso de 60h aulas, dividido em 15 módulos e com aulas realizadas no Campus Central da UERN, terá aula inaugural no dia 29 de agosto, às 13h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). A aula inaugural faz parte das ações da Semana de Trânsito desenvolvida pela Prefeitura de Mossoró. Estarão presentes autoridades do município, membros da comunidade acadêmica e servidores da Secretaria de Trânsito.

Maribel Oliveira ressalta a importância do curso no sentido de otimizar as ações de inclusão e acessibilidade no trânsito mossoroense. “A comunicação no trânsito é essencial para a sua fluidez. O surdo está no trânsito. Então, o agente precisa estar capacitado para poder se comunicar com todos, o técnico que faz o atendimento também. Assim, o curso é fundamental para promover a inclusão”, diz a pedagoga.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Comentários no Facebook