- Continua depois da publicidade -

Sabrina Garcêz explicou que intérpretes ajudam a população surda na intermediação em Libras em serviços de saúde, justiça, documentação civil

O plenário aprovou hoje, 11, em última votação, matéria da vereadora Sabrina Garcêz (Republicanos) que trata da divulgação da Central de Interpretação de Libras do Município nos estabelecimentos públicos e privados que realizam atendimento ao público.

Conforme o projeto a Central de Interpretação de Libras e o departamento público municipal com intérpretes que atendem a população surda na intermediação da língua portuguesa e da língua brasileira de sinais em serviços de saúde, justiça, documentação civil e semelhantes.

Segundo a matéria, a Central de Interpretação de Libras compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Politicas Afirmativas e conta com intérpretes atendendo a população surda na intermediação do Português para Libras e de Libras para o Português em serviços de saúde, justiça e documentação civil.

“Quando a pessoa surda precisa ser atendida por um médico ou ir ao INSS, ou qualquer outro órgão público pode solicitar a presença de um tradutor de Libras para o acompanhar”, explica Sabrina adicionando que no ano passado foram realizados 1.307 atendimentos e este ano, já chegaram a mil surdos.

A vereadora esclareceu que o “atendimento é realizado mediante agendamento do usuário surdo que, no dia e horário marcado, comparece ao estabelecimento de atendimento ao público acompanhado de tradutor intérprete”.

“Nesse sentido, entendemos que o acesso à informação é a melhor forma para assegurar que a comunidade surda usufrua deste serviço que resguarda a dignidade da pessoa Humana, razão pela qual a fixação de cartazes e distribuição de folhetos e cartões informativos nestes ambientes toma-se imprescindível”, afirma Garcêz.

Sabrina agradeceu o vereador Willian Veloso (PL), responsável pela destinação de emenda impositiva ao orçamento municipal para manutenção da Central. “Esse serviço que estava precário na administração anterior, recebeu atenção e agora pode desempenhar esse importante atendimento para a pessoa com surdez”, disse Veloso.

Fonte: Câmara Municipal de Goiânia

- Publicidade -