Uma importante ferramenta de comunicação, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) permite a interação entre pessoas surdas e ouvintes no âmbito social. Com o objetivo de trazer inclusão, valorização e reconhecimento, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri irá abrir turmas para oficinas on-line voltadas para Libras.

O curso será 100% virtual e gratuito e terá duração de três meses, tendo início em março e sendo finalizado em maio. Cada pessoa poderá optar por uma das três modalidades oferecidas pela SDPD: Oficina Geral; Oficina Temática Saúde; e Oficina Temática Educação. Ao final do curso o aluno irá receber um certificado.

Na modalidade “Oficina Geral” será ministrado o curso básico de Libras com os principais sinais para uma boa comunicação, fazendo também com que o aluno conheça e compreenda a cultura surda, os preconceitos linguísticos existentes no Brasil, além de aprofundar-se nas abordagens de ensino para a educação desse público. As aulas da oficina geral vão ocorrer duas vezes por semana.

Na oficina “Temática Saúde”, além de uma abordagem geral sobre Libras, o aluno aprenderá sinais com o foco na área da saúde, sendo ideal para cuidadores e profissionais do segmento. Já na oficina “Temática Educação” o aluno terá vivência com o básico de Libras, mas aprenderá sinais focados na área da educação, sendo esse curso de grande proveito para professores e gestores de ensino. Os cursos temáticos serão ministrados uma vez por semana.

A fim de conseguir um melhor aproveitamento e atenção dos estudantes, os cursos terão 10 alunos por turma e todas as aulas serão dadas por meio da plataforma Google Meet e vão ocorrer nos períodos da manhã, tarde e noite.

As vagas serão limitadas e as inscrições vão do dia 10 a 19 de fevereiro. O munícipe que se interessar pelo curso deverá mandar um e-mail para [email protected] com o nome completo; número do RG; data de nascimento; endereço; telefone; modalidade e horário desejado. Só serão aceitas inscrições de pessoas maiores de 12 anos.

Depois da inscrição realizada, a SDPD entrará em contato para explicar todo o passo a passo para a efetivação da matrícula, bem como demais detalhes.

Fonte: Correio Paulista

Comentários no Facebook