** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Servidora do Câmpus Palhoça Bilíngue desde a sua criação, em 2009, a professora Simone Gonçalves de Lima da Silva é a primeira pessoa surda eleita para o cargo de direção-geral de um câmpus do IFSC.

Nas eleições do dia 15 de maio, ela recebeu, em candidatura única, 352 votos dos estudantes, 40 dos professores e 25 dos técnicos administrativos. A chapa eleita tem Samanta Coelho de Freitas como chefe do Departamento de Administração e a professora Bruna Crescêncio Neves como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Simone aceitou o desafio de concorrer à direção-geral do câmpus pelo compromisso com a comunidade surda, com a educação e com a democracia. “Meu compromisso é de dar visibilidade à língua de sinais e aos cidadãos surdos, que são sempre postos as margens por serem um grupo minoritário. E além disso, acredito que a educação é um dos pilares da democracia, precisamos garantir que continue sendo um direito de todos, gratuita, laica e de qualidade”, afirma. “Como pessoa surda, assumir um cargo de direção-geral representa a quebra de paradigmas, principalmente em relação a ideia de que a pessoa surda é incapaz e dependente e que a língua de sinais é inferior às demais línguas orais”, destaca.

Após a posse, prevista para 10 de agosto, Simone pretende dar continuidade aos projetos em andamento e elaborar novos planos para captação de recursos para estrutura do ginásio, espaço para eventos e ampliação da distribuição de alimentos.

Sobre a comunidade externa, tem como meta continuar fortalecendo as parcerias já construídas e estabelecer acordos com prefeituras do entorno, secretarias de educação, conselhos municipais, entre outros, para obter recursos, apoio técnico, acesso a programas e projetos, além da participação em reuniões promovidas pelo poder público para apresentar o Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade. “No que se refere ao setor produtivo, buscaremos promover estágios, visitas técnicas, projetos em parceria com empresas locais, que possam agregar valor à formação dos estudantes”, destaca Simone, lembrando que a gestão estará aberta às colaborações com as associações locais com projetos de pesquisa e extensão, promovendo o engajamento dos estudantes em soluções de problemas da comunidade.

Segundo Simone, o compromisso da nova gestão é com a educação inclusiva e atenta às necessidades de todos os públicos. “A Educação Bilíngue de Surdos é, sim, uma prioridade, mas nosso olhar vai além — buscamos acolher e oferecer qualidade a toda a comunidade acadêmica. Contamos com o apoio de vocês para construirmos, juntos, um câmpus cada vez mais forte, diverso e comprometido com a educação pública de excelência”, completa.

Para saber mais, acesse o Plano de Gestão da equipe eleita

Fonte: IFSC

- Publicidade -