Principal objetivo é fazer com que o cinema seja cada vez mais inclusivo e acessível para todos.

PARANÁ – Uma novidade especial chegou ao Cine Vip de Umuarama: a sala de cinema dispõe de um sistema que permite transmitir recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Por meio de dispositivo em poltrona do cinema, os usuários têm acesso a um avatar virtual que executa a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com tradução automática.

Muitas pessoas com deficiência auditiva precisam de legendas descritivas para assistir aos filmes, com informações sobre trilhas sonoras e a entonação das falas dos personagens, por exemplo. Parte desse público, porém, não é alfabetizada e depende exclusivamente da língua de sinais (Libras), para compreender o conteúdo das obras.

Ainda de acordo com ela, o Cine Vip pretende instalar mais dispositivos conforme a demanda.

A tecnologia permite que as sessões sejam 100% acessíveis, uma vez que somente as pessoas que precisam dos recursos usarão os dispositivos, sem interferir na projeção convencional da tela. “De acordo com o proprietário do cinema, basta que o deficiente auditivo se identifique na bilheteria e solicite sentar em poltrona com o dispositivo de acessibilidade”, conclui a professora.

Fonte: https://douradina.portaldacidade.com/noticias/regiao/cinema-de-umuarama-ganha-sistema-de-acessibilidade-para-deficientes-auditivos-0656

Comentários no Facebook