Você deseja aprender Libras para qualificação profissional, inclusão social, amor ao próximo e para traduzir cultos ou para seu crescimento pessoal?

SÃO PAULO – O curso de Libras da Igreja Evangélica Cristo é Poder está com as inscrições abertas até o próximo dia 12 de fevereiro. O valor da matrícula e da mensalidade é de R$ 60 mensal, e a arrecadação será destinada ao pagamento da professora. O curso é livre, tem apostila e duração de um ano. O contato da igreja é (12) 3887-8429. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão respeitados.

Existem várias formas de ensinar e de aprender, os surdos e não deficientes auditivos como algumas pessoas mensuram ser correto nomeá-los, pois a terminologia para pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais Libras como meio de comunicação e expressão é surdo, conforme regulamenta o decreto federal 5.626/2005

O fato é que existem cerca de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil, em Caraguatatuba há cerca de 1,3 mil pessoas que utilizam a Libras como meio de comunicação (IBGE Cidades), é importante mencionar que a pessoa surda tem seu cognitivo preservado, ou seja uma pessoa surda é capaz de cursar uma faculdade, dirigir carro, trabalhar, e ter uma vida social comum desde que ofereçam acessibilidade para ela.

Faço menção a duas leis municipais que dispõe acerca da necessidade dos intérpretes de Libras na cidade, a lei 037/19 que dispõe sobre a obrigatoriedade da inserção de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – Libras em eventos oficiais do município e a lei 14/17 que dispõe sobre a inclusão do ensino da língua Brasileira de Sinais (Libras), como disciplina curricular nas escolas da rede municipal, percebe-se que a cada dia há mais necessidade de mão de obra qualificada nessas áreas.

Neste caso a Libras é acessibilidade na comunicação, é imprescindível para oferecer uma vida social digna aos deficientes, o ideal seria se instituições públicas e privadas fossem aptas para atendê-los, por meio de profissionais qualificados.

Desde 2013 a Igreja Evangélica Cristo é Poder oferece curso de Língua Brasileira de Sinais Libras para a comunidade, este ano uma professora surda Lilian, em que sua deficiência deixa de ser uma limitação e se transforma em uma grande qualidade para o ensino da Libras, sua língua materna, em que o aluno terá a oportunidade de aprender com um nativo, além de corroborar para inclusão social e quebra de preconceitos.
Acessibilidade é essencial não apenas para os surdos, mas para os deficientes físicos, para os idosos, para gestantes, para pessoas com mobilidade reduzida, acredito que cada um de nós pode contribuir de alguma forma em uma dessas questões, colocar-se no lugar do outro e se perguntar “o que posso fazer para ajudar?” certa vez Madre Tereza de Calcutá disse “Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.

A Igreja Evangélica Cristo é Poder receberá inscrições de toda população sem distinção, e incentiva acessibilidade nas igrejas, pois já tiveram vários membros da igreja surdos, e durante os cultos os intérpretes de Libras ensinam Libras para os membros, tamanha a importância que se dá a inclusão de deficientes.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estes três, mas o maior destes é a caridade.” 1 Coríntios 13:13

Fonte: Litoral em Pauta

Comentários no Facebook