Expectativa é que projeto possa atender os cerca de 50 mil deficientes auditivos que vivem no estado, já que, atualmente, apenas Goiânia e Anápolis possuem atendimento presencial em Libras.

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou o atendimento remoto em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A expectativa é que o “Detran Acessível” possa atender os cerca de 50 mil surdos que vivem no estado, já que, atualmente, apenas as unidades de Goiânia e Anápolis possuem atendimento em Libras.

Para ser atendido, o primeiro passo é enviar uma mensagem por meio do WhatsApp para o telefone (62) 99944-2817. Com isso, o interessado receberá uma resposta automática, esclarecendo que o canal é exclusivo para surdos.

Após selecionar a opção desejada, será aberta uma chamada de vídeo para sanar as dúvidas e prestar informações sobre os serviços disponíveis. Toda a conversa será em Libras.

Inclusão
O Detran ressalta que o atendimento deve ser iniciado por mensagem de texto, já que o telefone disponível não está habilitado para receber chamadas de vídeo, ligações ou mensagens de voz.

Segundo o Detran, o projeto do atendimento em libras remoto vem sendo desenvolvido desde julho e, neste período, já auxiliou mais de 100 pessoas. O objetivo é auxiliar surdos a realizarem consultas de veículos e habilitação, agendar interpretação de Libras para prova de Legislação de Trânsito (teórica), esclarecer valores de serviços, emissão de boletos, impressão de Certificado de Registro, Licenciamento de Veículos, e outros.

Fonte: G1

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