Estão abertas as inscrições para o I Encontro do Espaço iFozLibras, projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do Centro de Línguas do IFPR (Celif), com vistas a promover a difusão dos conhecimentos sobre a pessoa surda e suas peculiaridades culturais e linguísticas.

O evento será no dia 26 de abril e terá a palestra “Movimento dos surdos: a desconstrução da inclusão e a reestruturação da acessibilidade comunicacional”, ministrada pelo professor de Libras Júlio Marcos de Souza.

O Espaço iFozLibras foi pensado para ser um ambiente de interação entre pessoas ouvintes que estão iniciando estudos acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pessoas não-surdas e surdas fluentes no idioma. “Será um espaço para o exercício da Libras, comprometido com a inclusão da pessoa com surdez, com o respeito à diversidade étnica, cultural, linguística e às diferentes identidades surdas”, explica o coordenador do Projeto, o professor Anderson Gonçalves Guimarães.

Ao longo do ano letivo, ocorrerão encontros estruturados sob o formato de palestras, mesas redondas, oficinas, exposições, entre outros, ministrados preferencialmente em Libras por profissionais especialistas Surdos ou bilíngues. “Neste sentido, as interações no idioma não somente incentivam e estimulam o desenvolvimento linguístico, fluência na Libras, dos iniciantes como também corrobora com a comunidade linguística da língua de sinais brasileira de Foz do Iguaçu e região”, destaca o coordenador.

O evento é aberto a todos os interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Clique aqui e acesse o formulário. 

Serviço
I Encontro do Espaço iFozLibras
Palestra “Movimento dos surdos: a desconstrução da inclusão e a reestruturação da acessibilidade comunicacional”
Convidado: proprietário e prof. de Libras na escola SignaManus em Cascavel – PR.
Data: 26/04/2019
Local e horário: Auditório do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, às 14h.

Fonte: http://foz.ifpr.edu.br/ifpr-foz-cria-espaco-para-a-pratica-da-libras/

Comentários no Facebook