Na sua primeira avaliação pelo Ministério da Educação, o curso Letras/Libras, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, recebeu Conceito 04. A avaliação foi feita no período de 25 a 27 de fevereiro deste ano. Com essa nota, o curso Letras libras da Ufersa Caraúbas ficou a frente do Letras/LIBRAS da UFRN que obteve conceito 03. “Para nós que fazemos o curso o conceito de excelência atribuído pelo MEC não é apenas um número, representa o compromisso institucional e de todos que fazem o curso Letras/Libras, em Caraúbas”, afirmou a coordenadora do curso, professora Maria Ghislene de Paiva Brasil.

A professora ressalta a importância da avaliação para a história da comunidade surda, suas lutas e conquistas, bem como representa o acesso e permanência de alunos na Universidade Pública. “Acredito que representa a voz e vez de quem não tem voz; a inclusão, vida, políticas públicas, enfim, representa a importância de um curso de graduação em Letras/LIBRAS no interior do semiárido nordestino”, considerou Ghislene Brasil.

O CURSO – A aprovação do curso ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2014 e, em agosto do mesmo ano, o curso Licenciatura Plena em Letras/Libras recebeu seus primeiros ingressantes. Inicialmente, a forma de ingresso foi através do SISU e, atualmente, contamos com uma entrada anual de 40 estudantes, 20 deles via SISU e 20 através do processo seletivo diferenciado. O tempo mínimo de conclusão do curso é 10 semestres.

“O curso de Licenciatura em Letras/Libras busca formar professores competentes em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativas a conhecimentos linguísticos e literários, em diferentes contextos de uso da linguagem”, explica a coordenadora do Letras/Libras da Ufersa..

Com essa proposta, o curso oferece condições de modo a garantir que o perfil do professor de Letras/Libras contemple a interface ensino/pesquisa, respeitando-se as particularidades da habilitação no que se refere à ênfase atribuída aos conhecimentos e capacidades específicas do curso. “O resultado é que já temos um professor efetivo, egresso da primeira turma de concluintes do curso, o prof Francisco Ebson Gomes e Souza e um aluno concluinte, aprovado também para o nosso quadro, Francisco de Acaçí Viana”, afirmou.

Atualmente, o curso de Letras/Libras de Caraúbas conta com 147 alunos matriculados, destes, 07 são surdos. O corpo docente é composto 14 professores, que desenvolvem atividades significaticas em ensino, pesquisa e extensão voltadas para a inclusão e visibilidade da comunidade surda.

INSCRIÇÕES ABERTAS – E a Ufersa Caraúbas, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, irá abrir inscrições abertas para o processo seletivo diferenciado destinado ao público prioritariamente surdo. Ao todo, são 20 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2019, no curso de graduação Licenciatura Letras/Libras, em Caraúbas. As inscrições serão feitas no período de 15 a 20 de março. Poderão concorrer os candidatos que fizeram o Enem em 2018. Confira AQUI o Edital e a Ficha de Inscrição.

Fonte: https://assecom.ufersa.edu.br/2019/03/12/letras-libras-recebe-conceito-04-do-mec-e-abre-selecao-para-estudantes-surdos/

Comentários no Facebook