Casal estava preocupado em não compreender as orientações dos médicos e atendentes.

Um casal com deficiência auditiva foi acompanhado por uma intérprete de Libras durante o parto do filho em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a prefeitura, a funcionária pública esteve com a família desde as consultas de pré-natal.

A criança, que recebeu o nome de Miguel, nasceu no Hospital e Maternidade Doutor Silvério Fontes, no bairro Castelo, por volta das 8h20 da última quarta-feira (6). Ainda segundo a prefeitura, a presença da profissional não estava programada para o dia do parto, mas foi aceita após o pedido da gestante.

Tudo começou quando os pais solicitaram o serviço à prefeitura, que o oferece gratuitamente a partir da Central de Libras. O casal, de acordo com o município, tinha a preocupação em não compreender as orientações dos médicos e atendentes. O laço entre os três se fortaleceu com o contato.

O parto
Ainda segundo a prefeitura, no dia do parto, a mãe da criança, Shirley França de Souza, de 36 anos, perguntou à intérprete se ela também poderia acompanhá-la neste momento. A profissional, Roseane Cristina Rosa, aceitou na hora.

“Se eu não tivesse essa ajuda, seria muito difícil. As pessoas da minha família, que às vezes me acompanham, também não sabem Libras, então poderiam me passar alguma informação errada. Foi importante ter alguém que compreendesse as duas línguas junto comigo”, explicou Shirley.

A mulher, que já tinha uma filha, também comparou os processos de gestação. Na primeira vez, ela não teve o acompanhamento de uma profissional da área. “Da outra vez foi tudo escrito. Consegui entender, mas sempre tinha aquele medo de ocorrer alguma falha. Com a intérprete aqui foi um alívio”.

Roseane ressaltou o sentimento por ter acompanhado a família. “Estava no momento do ultrassom e ouvi os batimentos do coraçãozinho do bebê por eles. Eles conseguiam ver que os batimentos estavam fortes pelo monitor, mas fui eu quem ouviu o som. Foi um momento muito especial”, finaliza.

Fonte: G1

Comentários no Facebook