Além das luzes e do encanto, a acessibilidade para pessoas com deficiência também faz parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

As intérpretes da Central de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência traduzem para os surdos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), todas as emoções dos espetáculos das atrações natalinas da Prefeitura .

Algumas traduções são feitas ao vivo e outras gravadas em vídeos que poderão ser acessados por QR Code em atrações como os circuitos natalinos de carro (drive-thru).

“Assim como aconteceu nos últimos anos, a Prefeitura de Curitiba tenta tornar o Natal o mais acessível possível. Assim, as pessoas com deficiência são incluídas e podem participar das celebrações”, explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.

As interpretações em Libras ao vivo também são feitas em todos os autos de Natal das Regionais, sempre às 15h, bem como em atrações como o espetáculo de fim de semana do Natal Condor no Passeio Público, que estreia no próximo sábado (27/11). O Auto de Natal do Parque Tanguá, com apresentações nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, também será interpretado ao vivo em Libras. Estes espetáculos não precisam de agendamento.

Com agendamento, as atrações dos circuitos drive-thru Caminho de Luz do Parque Barigui (a partir de 23/11), Passeio Público (a partir de 25/11) e Parque Náutico (a partir de 3/12) também serão acompanhadas com vídeos acessíveis em Libras, que poderão ser acessados pelo QR Code dos folders entregues nas entradas das atrações.

Neste ano, o nostálgico carrossel veneziano foi instalado no Parque Tanguá e estreia na próxima sexta-feira (26/11), a partir das 14h. O equipamento tem espaço para cadeira de rodas e é acessível para todas as deficiências.

O brinquedo estará aberto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 14h às 21h, até 9 de janeiro. A atração não precisa de agendamento.

Fonte: XVCuritiba

Comentários no Facebook