Ampliar o acesso ao estudo da comunicação da Língua dos Sinais, esse é objetivo do curso promovido pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Educação (Coordenadoria de Educação Especial), em parceria com a Secretaria de Saúde e com o governo federal.

RIO DE JANEIRO – A ideia é que os profissionais que trabalham nessas áreas consigam se comunicar com os surdos e com os deficientes auditivos. Para atuar como intérprete, é preciso de uma certificação especial, mas saber se comunicar em Libras pode ajudar a salvar uma vida.

O curso está com as inscrições abertas, é direcionado para os profissionais da saúde, mas também está aberto à sociedade. Ele possui dois módulos, cada um com duração de quatro meses. As aulas começarão no dia 20 deste mês e serão todas as quartas das 13h às 15h para os iniciantes no auditório da UPA 24 horas – Avenida Presidente Lincoln, s/nº, Jardim Meriti.

Dircelene Gonçalves, 48 anos, enfermeira, já fez a inscrição dela: “A nossa Constituição diz que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. E nós, profissionais da área, é que fazemos isso na prática se concretizar na vida das pessoas, inclusive porque é um direito do cidadão. É muito importante que o profissional de saúde saiba se comunicar com o surdo e com o deficiente auditivo. Muitas vezes eles procuram a unidade de saúde até com um intérprete, mas eles têm questões de foro íntimo e aí o atendimento já fica prejudicado por não existir essa comunicação direta. Eu tenho 10 anos de profissão, já trabalhei em diversos locais e só em um lugar havia uma técnica de enfermagem que sabia Libras. No dia em que ela não estava, não tinha como atender de maneira adequada quem precisasse”.

A agente de saúde Maristela Pereira, 53 anos, está indo para o segundo módulo e fala, com emoção, da experiência que viveu quando, ao terminar um atendimento, uma deficiente auditiva pediu o telefone celular dela e escreveu: “ ‘Libras, continua. Libras, aprender a ajudar’ e isso me incentivou muito, tocou meu coração e sempre me emociono quando eu falo nisso. Eu quero aprender mais e mais para ajudar”’.


Serviço:

Inscrições abertas para o curso livre de Libras

Local de inscrição: Secretaria de Educação, prédio da prefeitura, 4º andar, das 9h às 17h. Avenida Presidente Lincoln, 899 – Jardim Meriti.

Início das aulas: 20 de fevereiro (todas as quartas-feiras)

Horário: das 13h às 15h

Local das aulas: Auditório da UPA 24 horas – Avenida Presidente Lincoln, s/nº, Jardim Meriti

Fonte: http://www.meriti.rj.gov.br/2019/02/15/prefeitura-promove-curso-de-libras/

Comentários no Facebook