A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, dia 28, a entrega de certificados de conclusão do Curso de Libras Nível Básico, oferecido pelo Centro Municipal de Educação Alternativa em 2018. A solenidade ocorreu no Salão Nobre e contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, além de outras autoridades municipais e alunos.

SANTA CATARINA – Em 2018, 46 alunos participaram da formação, realizada com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes tanto nas escolas de Blumenau, como no meio social em que se encontram. “O objetivo do curso não foi incluir somente o aluno surdo e os professores, mas sim, toda a comunidade que envolve esse aluno. Prova disso foi a certificação de hoje envolvendo cozinheira, zelador, professor e pais”, declarou a secretária de Educação Patrícia Lueders.

Um exemplo dessa preocupação com a inclusão integral desses alunos é a auxiliar de serviços gerais Kelly Roberta Gonçalves, que trabalha no Cemea.  “Eu fiz o curso, pois a gente viu a necessidade de todos os funcionários se comunicarem com as crianças. Como a demanda do Cemea também atende os surdos, a gerente de educação abriu essa oportunidade e a gente abraçou com tudo. Agora o retorno está sendo muito bom”, afirma.

Como a proposta obteve sucesso, a continuidade da formação ao longo deste ano foi anunciada, com o Curso de Libras Nível Intermediário, que será ofertado gratuitamente a professores, estudantes e membros da comunidade. As inscrições estão disponíveis para os interessados neste link até o dia 2 de abril.

Fonte: http://www.tvgalega.com.br/prefeitura-lanca-novo-curso-de-libras-para-comunidade/

Comentários no Facebook