Ao fim da oficina, os participantes poderão se inscrever para uma nova turma do Curso Básico em Libras

BAHIA – A Língua Brasileira de Sinais (Libras) deve ser cada vez mais entendida e reconhecida não apenas como uma língua, mas também como uma parte importante da cultura e identidade do povo surdo. Pensando nisso, bem como em promover a acessibilidade na comunicação para essas pessoas, a Prefeitura de Vitória da Conquista irá promover uma Oficina de Libras no próximo dia 22 de julho.

O evento irá abordar o tema “O valor da Libras como cultura e identidade do povo surdo” e é destinado a ouvintes que tenham interesse em aprender Libras e interagir com pessoas surdas. O encontro será realizado a partir das 14 horas, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, localizada na praça Tancredo Neves, nº 116, Centro. A iniciativa é do Centro centro de Capacitação Profissional para o Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Além disso, ao fim da Oficina, os participantes poderão se inscrever para uma nova turma do Curso Básico em Libras. Para isso, basta ter mais de 18 anos e apresentar xerox dos documentos pessoais e comprovação de escolaridade no dia e local indicados. O curso será oferecido em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). As aulas terão início no dia 21 de agosto e acontecerão sempre às quartas e sextas, das 14 às 18 horas, no auditório da Semtre.

De acordo com Jaqueline França, coordenadora da Central de Libras, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como ferramenta de comunicação da comunidade surda com os ouvintes. Porém, é preciso mais do que somente adquirir a Língua: “Por isso, planejamos Oficina de Libras, antes da oferta dos nossos cursos, para que as pessoas, a partir do momento das inscrições, reconheçam a importância de aprender uma modalidade de língua visual e gestual para interagir com a pessoa surda. O objetivo é destacar a cultura e identidade da pessoa surda, valorizar a Língua de Sinais e perceber a sua relevância no meio social.”

Fonte: http://www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-promove-oficina-de-libras-e-abre-inscricoes-para-curso/

Comentários no Facebook