O Projeto Gradação, pré-acadêmico gratuito com conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais), teve a primeira vestibulanda surda, aluna do projeto, aprovada nesta quarta-feira (10) no vestibular da UFPE para o curso de Letras-Libras. Trata-se de Ana Raquel Espirito Santo Carlos, 17 anos, classificada em 3° lugar nesse curso.

A jovem, no processo de inscrição no vestibular, perdeu o prazo para entrega da documentação comprobatória da surdez e teve que concorrer como ouvinte em ampla concorrência. Ela, então, obteve excelente resultado.

Aluna do pré-vestibular Gradação desde março deste ano, Ana Raquel vinha sendo preparada pelos professores, com auxílio dos intérpretes, nas mais diversas atividades, de modo que a estudante prestasse o vestibular com condições igualitárias às dos ouvintes.

Ansiosa pelo início das aulas, ainda neste segundo semestre, Ana Raquel relata estar muito feliz e também pretende prestar o Enem 2019 para tentar o curso de Medicina Veterinária.

O Projeto Gradação é destinado prioritariamente aos estudantes que cursam ou que concluíram o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada de ensino (na condição de bolsistas) e que desejam se preparar para processos seletivos para o ensino superior. Além de vestibulandos surdos, atende a pessoas ouvintes de diversas esferas sociais, como travestis e transexuais.

Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2019/07/primeira-aluna-surda-do-projeto-gradacao-e-aprovada-para-curso-de-letr.html

Comentários no Facebook