- Continua depois da publicidade -

Durante sessão realizada nesta terça-feira, 03, o deputado estadual Gleydson Nato (PTB) apresentou um Anteprojeto de Lei, que concede à gestante que possua deficiência auditiva, o direito a um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para acompanhá-la durante as consultas de pré-natal e o trabalho de parto.

TOCANTINS – O deputado relata que “o principal objetivo é propiciar um canal efetivo de diálogo entre paciente, médicos e enfermeiros, promovendo a inclusão social. Desde o pré-natal, o intérprete irá contribuir para que a gestante se sinta mais segura, conseguindo se comunicar com toda a equipe médica”, explica o parlamentar.

Disse ainda que é necessário incluir a pessoa com deficiência no meio comunicacional, oferecendo oportunidade à acessibilidade. Gleydson Nato ressalta a importância da comunicação e da linguagem às pessoas e como é essencial que se faça valer esse direito em um momento tão importante como a gravidez. “Garantir à mãe com deficiência auditiva a oportunidade de se comunicar durante toda a gravidez e principalmente durante o parto não é só uma questão de inclusão, mas de dignidade”, ressaltou o parlamentar.

Fonte: https://al.to.leg.br/noticia/gabinete/gleydson-nato/8451/projeto-quer-interprete-de-libras-para-gestantes-deficientes-auditivas

- Publicidade -