A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais – Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais (www.sjp.pr.go.br) até o dia 21 de agosto, enquanto houver vagas.

PARANÁ – Serão ofertadas 40 vagas por turma. O curso é gratuito e para participar é preciso ter no mínimo 12 anos de idade, sendo que para menores participarem é necessária a autorização do responsável.

Para os iniciantes serão ofertadas turmas nos três turnos, sendo que as aulas da manhã serão sempre às terças-feiras das 07h50 às 09h20 com início no dia 27 de agosto; as aulas do turno da tarde também serão as terças das 14h15 às 14h45, também com início no dia 27 de agosto; e a turma da noite será às quintas-feiras das 18h às 19h30, com início no dia 22 de agosto.

Para quem já concluiu e tem o certificado do Nível I ou tem o certificado de outra instituição com carga horária mínima de 40 horas e quer fazer o Nível II, as aulas da manhã acontecerão às terças das 09h45 às 11h15, com início dia 27 de agosto; a turma da tarde será as terças, das 15h às 16h30, iniciando dia 27 de agosto; já a turma da noite será às quintas-feiras, das 19h40 às 21h10, com início das aulas no dia 22 de agosto.

CURSO DE LIBRAS NÍVEL I

O Curso de Língua Brasileira de Sinais Básico Nível I é o processo inicial da aquisição da língua. A aprendizagem se dá iniciando com cumprimentos básicos e sinais do dia a dia que facilitam a comunicação e interação social em momentos corriqueiros. Também é no início o primeiro contato com o alfabeto manual e a aquisição das primeiras expressões faciais e corporais que enriquecem e contemplam a sinalização. É importante ressaltar também a aprendizagem com os conhecimentos teóricos dentro da cultura surda e todo o processo histórico que a Língua de Sinais enfrentou para ser garantida enquanto língua e direito linguístico do sujeito surdo.

CURSO DE LIBRAS NÍVEL II

O Curso de Língua Brasileira de Sinais Básico Nível II é a continuidade da aprendizagem daqueles alunos que já cursaram e finalizaram o Curso em Nível I. Nesse curso os alunos passam por uma maior aquisição de vocabulário em Libras e aprimoram o que já foi aprendido dentro do nível anterior. Nesse curso já se inicia o primeiro contato com os Classificadores em Língua de Sinais, com o objetivo de ampliar a fluência dentro da aquisição da língua.

Fonte: http://www.sjp.pr.gov.br/secretaria-de-educacao-abre-inscricao-para-curso-de-libras-dia-19/

Comentários no Facebook