Crianças, jovens e adultos surdos que frequentam as escolas regulares municipais necessitam de atendimento bilíngue especializado e para que o desenvolvimento socioafetivo e cognitivo destes alunos aconteça a contento é necessário que educadores conheçam a Língua Brasileira de Sinais.

Diante disto, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está ofertando 240 vagas para o curso de Libras, destinadas aos servidores públicos das áreas da Educação, Saúde e Segurança. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (19/07) e se encerram no dia 04/08 ou até o preenchimento das vagas.

“É fundamental conhecer a Libras para eliminar as barreiras da comunicação entre ouvintes e surdos, sendo este passo necessário em prol do desenvolvimento socioafetivo e cognitivo dos mesmos. Com a capacitação, os profissionais terão como atender melhor os estudantes com deficiência auditiva e promover uma escola pública cada vez mais inclusiva”, afirma o secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

O curso, com carga horária de 80 horas/aulas acontecerá inicialmente à distância, no formato remoto e posteriormente na modalidade híbrida, respeitando todos os protocolos de segurança. Contemplará os níveis: Libras Básico (120 vagas), Intermediário (80 vagas) e Práticas Bilíngues (40 vagas). As aulas iniciam no dia cinco de agosto e se encerram em 17 de dezembro do corrente ano, sempre às quintas e sextas-feiras.

Libras Básico – Será estudado Vocabulário Básico, Cultura e Identidade Surda, Sistema Linguístico da Gramática da Libras; Intermediário – Abrange Filosofia da Educação dos Surdos, Calendário e Período do Dia, Aspectos Fonológicos da Libras, Cultura Surda, História da Libras, Introdução à Tradução e Interpretação de Libras Educacional, Corpo Humano e Inclusão dos Surdos no Contexto Escolar; Práticas Bilíngues – Comtemplará História, Cultura e Identidades Surdas, Iniciação às Técnicas de Tradução e Interpretação, Gramática de Libras, Comunicação Fluente em Libras e Estrutura Gramatical da Língua Brasileira de Sinais.

Os interessados podem se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDL2AWzp3R-pC9tSq6iX0Vp-_lx1eB6PxOtx5nggim-tAT6A/viewform.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários no Facebook