“A iniciativa vai trazer benefícios para os pacientes com deficiência auditiva, uma vez que, quanto mais barreiras forem derrubadas, maiores as possibilidades de recuperação no ambiente hospitalar”, defende o parlamentar.
A Câmara dos Deputados vai analisar o Projeto de Lei 5792/19, do deputado Uldurico Junior (BA), que determina a disponibilidade de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em hospitais. Segundo o texto, os hospitais terão o prazo de 360 dias, após a publicação da lei, para se adaptarem a nova regra.
Para o autor da proposta, a iniciativa vai oferecer atendimento adequado aos portadores de deficiência auditiva nos serviços de assistência à saúde. Segundo o parlamentar, é essencial que os intérpretes de Libras estejam presentes nos hospitais para facilitar a comunicação com médicos, enfermeiros e outros funcionários.
“A iniciativa vai trazer benefícios para os pacientes com deficiência auditiva, uma vez que, quanto mais barreiras forem derrubadas, maiores as possibilidades de recuperação no ambiente hospitalar. A preocupação com a garantia da acessibilidade é o que nos move a apresentar este projeto”, afirma o parlamentar.
A proposição aguarda despacho do Presidente da Câmara para iniciar a tramitação nas comissões.
Fonte: http://prosnacamara.org.br/noticia/2319/uldurico-junior-apresenta-projeto-que-preve-interpretes-de-libras-em-hospitais/