Poder realizar o sonho de pegar o filho no colo pela primeira vez, saber como vai ser o rosto do bebê, cuidar e dar todo carinho de que ele precisa  é uma das prioridades do casal Maysa Ramos Vieira e Lígio Josias Gomes de Sousa, ambos com 26 anos de idade e professores de Libras. Eles participam do Grupo de Educação em Saúde (GES) Mãe e Bebê da Unimed João Pessoa.

PARAÍBA – Mas, esse casal tem uma peculiaridade. Lígio Josias é surdo e para facilitar a comunicação dele com o Grupo Mãe e Bebê, a Unimed João Pessoa disponibilizou um intérprete de Libras. Com isso, a interação entre Lígio, a equipe e os demais integrantes do grupo ficou mais fácil.

“Foi maravilhoso a Unimed JP ter pensado em nós, em ter esse cuidado. Me comunico através da Libras e com um intérprete de Libras nas reuniões me sinto mais seguro. Agradeço demais essa atenção”, afirmou Lígio, em Libras.

Grávida de 32 semanas, Maysa juntamente com o marido já escolheu o nome do bebê, que vai ser um menino. Essa missão foi realizada pensando no bem-estar de toda a família, principalmente na relação entre pai e filho. “Ele vai se chamar Theo, que significa Deus Supremo. Escolhemos um nome pequeno, cuja pronúncia seria fácil para Lígio pronunciar ”, explicou Maysa.

PARTICIPAÇÃO
Casal atento às explicações dos profissionais: participação nas atividades e dúvidas esclarecidas

O amor e a união entre os dois é claramente perceptível em cada atitude, nos olhares e no cuidado que um tem com o outro. Durante a reunião do Grupo Mãe e Bebê, o casal é bastante atento às explicações dos profissionais, e Lígio faz questão de participar das dinâmicas e atividades oferecidas.

Como todos os pais de primeira viagem, eles conseguem tirar várias dúvidas e compartilhar os anseios típicos de estreante nessa fase da vida. Para o casal, é muito importante receber orientações de profissionais de saúde capacitados. “Na primeira gravidez é comum termos inseguranças e ter esse suporte com informações seguras,  poder trocar experiências com outras pessoas é muito importante para nós”, disse Maysa.

Ela também não esconde a alegria em ter a companhia do marido durante as reuniões, tendo toda estrutura necessária para ele se expressar e também ser entendido pelos outros integrantes do encontro. “Essa é a primeira vez que há um surdo no grupo e está sendo maravilhoso poder contar com esse apoio. Acredito que poderemos abrir portas para que outras pessoas participem”, ressaltou.

SOBRE O GRUPO
O  Grupo de Educação em Saúde (GES) Mãe e Bebê é um programa que dá orientações às grávidas, clientes da Unimed João Pessoa, sobre como ter uma gestação saudável e tranquila. Os encontros são ministrados por uma equipe interdisciplinar que aborda assuntos sobre a gestação, amamentação e os cuidados com o bebê.

As atividades ocorrem no Viver Melhor, na Torre, e são totalmente gratuitas para grávidas, puérperas e lactantes. Em algumas reuniões é possível levar um acompanhante (esposo ou outro familiar). As inscrições para participar dos encontros são pela internet (clique aqui), por telefone (2106-0430 / 3506-8700) ou presencialmente, no Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).

Fonte: https://www.unimedjp.com.br/noticia/-unimed-jp-disponibiliza-intrprete-de-libras-para-pai-participar-de-grupo/10280

Comentários no Facebook