** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Estão abertas as inscrições para o Curso de Produção de Literatura Surda, uma ação de formação continuada promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs/Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

O curso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à Literatura Surda, à Libras e à Educação Bilíngue de Surdos. A formação será realizada na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Superintendência de Tecnologias na Educação da UFMA — o AVA STED, com carga horária total de 90 horas e oferta de 350 vagas. Sendo 50 vagas destinadas a servidores da UFMA.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 23 de setembro de 2026, exclusivamente on-line, por meio do formulário eletrônico. Nesta etapa de inscrição, não será necessário anexar documentos comprobatórios.

Público-alvo

O curso é destinado a professores e profissionais da Educação Básica, com prioridade para profissionais em exercício no Estado do Maranhão, especialmente aqueles que atuam em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues para surdos ou em serviços educacionais relacionados ao atendimento de estudantes surdos. Havendo vagas remanescentes, poderão ser selecionados profissionais de outros estados brasileiros, bem como estudantes da UFMA ou de outras Instituições de Ensino Superior.

Após o processo de seleção, os candidatos aprovados receberão, por e-mail, as orientações de acesso ao AVA STED, incluindo login e senha. Após receber o acesso, o candidato deverá entrar na plataforma e anexar os documentos comprobatórios solicitados pela Coordenação do Curso, dentro do prazo informado. A entrega e a validação da documentação serão requisitos para a efetivação da participação no curso.

Por isso, orientamos que os candidatos acompanhem regularmente o e-mail informado no momento da inscrição, inclusive as caixas de spam ou lixo eletrônico, e preparem com antecedência os documentos comprobatórios, para que possam anexá-los no AVA assim que receberem o login, a senha e as orientações da Coordenação do Curso.

Antes de realizar a inscrição, leia atentamente o edital completo, que contém todas as informações sobre o curso, público-alvo, critérios de seleção, acesso ao AVA, envio da documentação, atividades, certificação, cronograma e demais orientações.

Acesse o edital aqui

Participe desta oportunidade de formação continuada em Produção de Literatura Surda, Libras e Educação Bilíngue de Surdos. Para dúvidas, entre em contato no seguinte e-mail: cursolitsurda@ufma.br

Fonte: UFMA

- Publicidade -