Apresentador anunciou resultado de paredão em libras. ‘Há 15 anos, a gente falava que trabalhava com Libras e as pessoas não sabiam do que se tratava’, diz representante da comunidade surda.

O gesto de Tadeu Schmidt, ao anunciar o resultado de um paredão do BBB 22 em Libras, significou uma “valorização” para a comunidade dos surdos. A declaração é de Fernando Parente, presidente da Febrapils, a Federação das Associações de Tradutores, Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras.

“A comunidade surda ficou muito feliz de receber essa notícia em ‘primeira mão’ e em ver a libras visibilizada, com mais atenção. Há 15 anos, a gente falava que trabalhava com libras e as pessoas não sabiam do que se tratava”, afirmou Fernando Parente Jr.

“Ele dá visibilidade para uma língua de uma comunidade que é minoritária. Quando ele dá essa visibilidade, ele fala ‘olha, quem fala essa língua entendeu primeiro’. Quando a gente faz essa inversão de lógica, de passar primeiro a informação em sinais, a gente dá um lugar de valorização. É muito importante para a gente”, completou o presidente da Febrapils.

Fonte: G1

Comentários no Facebook