Desde abril a comunidade surda de Bodocó conta com o auxílio de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para consultas e atendimentos médicos nas unidades de saúde da rede municipal. A Secretaria Municipal de Saúde passou a oferecer o serviço com objetivo de fortalecer a acessibilidade na rede da Atenção Básica.

Atendimentos com a ajuda de intérprete são realizados conforme a demanda da comunidade surda. Muitas vezes as solicitações são feitas por meio de um grupo no WhatsApp voltado aos surdos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também conta com a participação de duas intérpretes de Libras.

“Devido à interação no grupo do WhatsApp, alguns deles já têm o número de telefone das intérpretes e solicitam esse atendimento de forma direta, mas, no geral, as solicitações ocorrem por meio do grupo”, explica a coordenadora do programa de promoção à saúde de Bodocó, Edla Barros.

Ela informou que esse auxílio ainda pode ser solicitado previamente nas UBSs ou na Secretaria de Saúde, através do número (87) 9 9809-0963.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

Comentários no Facebook