** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Evento será realizado, nesta semana, na cidade de Pará de Minas (MG)

Nesta semana, Pará de Minas (MG), irá se transformar na capital do Badminton para o surdos da América. Isso porque, entre os dias 13 e 16 de abril, a cidade irá sediar o 1º Campeonato Pan-americano de Badminton.

Realizado pela Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o campeonato terá a participação de equipes de cinco países. São eles: Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos e Paraguai.

Para divulgar o evento, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Pará de Minas realizou uma coletiva de imprensa na cidade. Na ocasião, a presidente da CBDS, Diana Kyosen falou sobre as expectativas para a realização do evento e sobre a parceria com a prefeitura da cidade.

“Nossa expectativa é muito positiva, principalmente pela cidade de Pará de Minas trabalhar com responsabilidade todas as questões de acessibilidade e inclusão por meio do esporte. Agradeço ao prefeito, ao vice-prefeito e secretário de Esporte, e toda sua equipe, pela parceria na realização deste evento de nível internacional, além do deputado Eduardo Barbosa pela Emenda Parlamentar”, destacou Diana.

Ela lembrou ainda que a cidade receberá outros eventos da mesma modalidade. “Graças a essa parceria com a prefeitura, vamos conseguir trazer outros eventos grandiosos para a cidade. Em maio, teremos a 1ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia e a Copa Sudeste de Futsal. E, em julho, teremos os mundiais de Badminton, serão outros dois eventos internacionais que irão mostrar a cidade de Pará de Minas para o mundo, dando uma visibilidade muito grande ao trabalho de inclusão por meio do esporte realizado”, completou a presidente da CBDS.

Para o vice-prefeito e secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, trata-se de um momento importante para a cidade. “Primeiro que estamos falando de um evento internacional, com um formato um pouco menor, mas já preparando a cidade para os mundiais que virão, logo a seguir. Além da promoção da cidade, dos valores do esporte com foco na inclusão, vamos mostrar a grandiosidade de Pará de Minas e mostrar que nós valorizamos o esporte.”

O vice-prefeito afirmou ainda que, até chegar neste evento, foram muitos anos de tratativas junto à CBDS. “A concretização desse evento tem a ver com oito anos de caminhada, que envolveu projetos na cidade, culminando no Pan-americano e depois nos mundiais”, completou.

Presente coletiva, o presidente da Federação Mineira de Desportos de Surdos (FMDS), Gabriel Hovelacque de Faria, falou sobre a importância de trazer eventos de alto nível para Pará de Minas. “Por muito tempo não tínhamos eventos de alto nível na cidade e eu sempre quis que Pará de Minas pudesse sediar eventos dessa magnitude. Então levei até a CBDS a proposta e tive uma abertura muito grande, tanto por parte da CBDS quanto da prefeitura, que entendi a importância do esporte e da inclusão. É a primeira vez na história que a gente vai ter um evento como esse na cidade e agradecemos a prefeitura pela parceria e apoio, tanto com a FMDS quanto com a CBDS”, enfatizou Gabriel.

O campeonato tem organização da FMDS e da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM), apoio da Prefeitura de Pará de Minas e patrocínio do Governo Federal. Sua realização foi possível ainda graças à Emenda Parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa.

Time Brasil no Panamericano

O Time Brasil que irá disputar o torneio terá à frente o técnico Noeslem Lima, que comandou a equipe na 24ª edição da Summer Deaflympics, realizada em Caxias do Sul, em maio de 2022.

Para o Pan-americano o Time Brasil será formado por sete atletas. São eles:

1. Gabriel Hovelacque de Faria – MG
2. Matheus Rocha da Costa – MG
3. Cauã Tadeu Ferreira da Silva – SP
4. Leonardo Manuel Domingos – PE
5. Geisa Vieira de Oliveira – SP
6. Amanda Ferreira Sanches – SP
7. Renata Faustino da Silva – RJ

Curso de Arbitragem de Badminton

Vale destacar ainda que estão abertas as inscrições para o curso de Arbitragem de Badminton, oferecido numa parceria entre a Federação Desportiva de Badminton de Minas Gerais (FDB-MG), a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Prefeitura de Pará de Minas.

Fonte: CBDS

- Publicidade -