- Continua depois da publicidade -

Mais uma vez, a Prefeitura de São José usa a tecnologia para garantir e tornar efetivo, a surdos e deficientes auditivos, o direito de acesso aos serviços públicos municipais.

Ao lançar, nesta sexta-feira (2), às 11h, a Central de Libras, o Município reforça o respeito a este público, fortalecendo sua autonomia, cidadania e inclusão.

O novo serviço entrará em operação a partir de segunda-feira (5) e funcionará de forma ininterrupta. Seu funcionamento se dará por meio de uma plataforma na internet, que deverá ser acessada por um servidor municipal, a partir da leitura de um QR Code (tipo de código de barras), disponível nos principais locais de atendimento ao público da Prefeitura.

A partir desse acesso, um intérprete da Central de Libras passará a intermediar, em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a conversa entre o servidor da Prefeitura e o surdo ou deficiente auditivo que estiver sendo atendido.

Outras iniciativas

A Central de Libras se soma a outras iniciativas da Prefeitura voltadas a esse público, como a realização de um Workshop Regional de Conscientização sobre a Surdez, uma Surdolimpíada Nacional, oficinas de sensibilização e cursos de Libras para servidores municipais.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Vista Verde, na região leste, um atendimento específico em Libras.

O novo serviço é oferecido por meio da AME (organização da sociedade civil sem fins lucrativos), que tem como um dos projetos uma plataforma de tradução simultânea de Libras (ICOM), que permite aos surdos e deficientes auditivos serem atendidos no próprio idioma.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

- Publicidade -