- Continua depois da publicidade -

A Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) promoveu, entre os dias 8 e 9 deste mês, a Primeira etapa do Circuito Paranaense de Tênis de Mesa de Surdos 2024.

A competição aconteceu no Ginásio da Pessoa com Deficiência – Jamal Farjallah Bazzi e contou com disputas nas categorias individuais masculina e feminina e duplas mistas.

A Presidente da Associação dos Surdos de Ponta Grossa, Bruna Bueno, fala sobre a relevância da competição. “Os campeonatos servem para apoiar e promover atividades socioeducativas com objetivo de orientar surdoatletas, familiares e profissionais. Descobrir novos talentos, fortalecer as entidades locais e ampliar a prática regular e saudável de atividades físicas entre surdos”.

A associação tem o Futsal como seu principal esporte. Nessa modalidade, possui surdoatletas talentosos, dentre elas Karine Bruna e Amanda Duarte, campeãs pela Seleção Paranaense, no início do mês de junho. Na seleção do Estado, o atleta Fagner Ozelame também disputou jogos. O principal triunfo da entidade é o atleta Kelvin Willian, convocado para a Seleção Brasileira de Futsal para Surdos. A ASPG, observa a presidente, dispõe de outros esportes e convida os surdos a conhecer e a participar das atividades.

Em Ponta Grossa, o Ginásio Jamal está de portas abertas para a comunidade e pessoas com deficiência que gostam de esporte. O ginásio oferece várias modalidades paradesportivas como futsal para surdos, vôlei sentado, tênis de mesa, showdown, basquete para cadeirantes, bocha adaptada, badminton, karatê, ballet e dança, judô, golf 7, atletismo, goalball, xadrez e tiro com arco.

Fonte: UEPG

- Publicidade -