Com total de 40 horas, conteúdo busca ampliar as possibilidades de interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece ao público em geral os módulos básico, intermediário e avançado do Curso de Libras, que busca ampliar as possibilidades de interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais.

A ação é realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), uma das iniciativas da pasta. O curso tem total de 40 horas, com início em outubro, e as aulas serão ministradas nos períodos matutino e vespertino.

Para ampliar a autonomia do público com deficiência, o conteúdo tem o objetivo de capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, a fim de incluir as pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para a comunicação.

Segundo dados do último Censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Desses, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

Relevância

Vale destacar que a Libras não é uma linguagem, mas sim uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Ela é considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português.

Para os módulos intermediário e avançado, devem ser enviados certificados de cursos anteriores para o e-mail [email protected]. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário on-line.

Início das aulas

Serviço
Curso Libras – Módulos Básico, Intermediário e Avançado
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP
Referência: próximo à estação Barra Funda, do Metrô, da CPTM e de ônibus
Inscrições: https://forms.gle/UgFgf8SAbWPzoxPU8

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/curso-de-libras-em-sp-esta-com-inscricoes-abertas-em-tres-modulos/

Comentários no Facebook