Serão abordados todos os tipos de cerveja; veja conteúdos e programação.

MINAS GERAIS – Inclusão, direito linguístico e paixão por cerveja são os temas do curso ‘Produção de cerveja caseira para surdos’, que ocorre domingo (12), das 10h às 16h, em Uberlândia.

A aula, teórica e prática, contará com a tradução do intérprete de línguas simultâneo e administrador do canal ‘Cerveja Artesanal em Libras’, Marcos Roberto de Oliveira.

Um dos organizadores do evento, o empresário Mauro Pimenta Azevedo, destacou que a inclusão é essencial à produção da bebida.

“O mundo das cervejas artesanais sempre foi de inclusão, e conta com o princípio de colaboração e ajuda entre os cervejeiros. É um movimento que agrega amigos, esposas, maridos, filhos e comércio local”, declarou.

Com a iniciativa, amantes de cerveja de diversos estados, que antes eram limitados pela falta do direito linguístico em cursos, poderão conhecer os diferentes processos de produção.

Para o assistente de marketing e inscrito no curso, Mateus Andrade Vinhal, essa é uma oportunidade de realizar um sonho antigo, que começou assim que ele bebeu o primeiro gole de cerveja, mas não pôde ser realizado devido a falta de aulas com a presença de um intérprete de Libras: abrir uma cervejaria artesanal própria.

“Sou um apreciador e um fã apaixonado por cervejas artesanais, tenho um sonho de abrir uma cervejaria num futuro próximo, assim que finalizar o curso o próximo passo é comprar os materiais de produção e seus ingredientes para uma produção caseira. É uma oportunidade que não quero desperdiçar.”, contou o participante para o G1.

Com o curso, Vinhal contou desejar ganhar experiências gastronômicas e culturais e entender e repassar para as pessoas o significado da cerveja artesanal. “E ainda, quem sabe, ser um produtor de cerveja”, disse.

Segundo Azevedo, a limitação que impedia sonhos como o de Vinhal, foi uma das principais motivações para a criação do curso. E, para o futuro, estão planejados novas formações que abordem harmonização de cervejas, harmonização de cafés, charcutaria e cursos cervejeiros avançados.

“A maior parte do conteúdo sobre produção de cerveja em casa disponível hoje é no formato de podcast e vídeos sem legendas. Desta forma, conseguimos trazer para a nossa roda de conversa pessoas que muitas vezes eram deixadas de lado por uma barreira linguística”, informou.

Oliveira, intérprete do curso, destacou que essa oportunidade vai além da acessibilidade. “O objetivo é partilhar o conhecimento científico cervejeiro em Libras para a comunidade surda. Costumo dizer que trata-se de um direito linguístico e não de acessibilidade”, destacou.

Entenda como funciona o curso
O curso teórico-prático será ministrado pelo químico industrial e cervejeiro, Patrick Dias. Os participantes irão produzir uma cerveja, a partir da utilização de equipamentos caseiros. Todo o processo será explicado de forma simultânea com a parte prática.

Serão abordados todos os tipos de cerveja, com ênfase em receitas, moagem, mosturação, clarificação, fervura, sanitização, limpeza, lupulagem, fermentação, carbonatação, envase e ingredientes.

A iniciativa é uma realização conjunta entre estabelecimentos de Uberlândia. O curso será realizado na “Captain Brew Cervejaria”, localizada na Rua Marieta de Castro Santos, 135, Bairro Altamira.

Ao todo, são 20 vagas disponíveis e o valor do curso é R$ 70. Mais informações podem ser obtidas, por mensagem ou vídeo, através dos telefones (34) 99914-2739 e (34) 98435-0450, ou do e-mail [email protected].

Fonte: G1

Comentários no Facebook