Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo e este ano terá um umuaramense participando da etapa estadual.

Thiago Vinícius de Azevedo, 17 anos, se formou no Senai de Umuarama em técnico em eletrotécnica e com um currículo de notas invejável, além de ter passado nas provas práticas, foi escolhido para representar a cidade no torneio.

Ao longo dos anos Thiago vem se sagrando campeão em vários setores da vida. O umuaramense é surdo, mas a barreira sonora não foi problema. Ele foi o primeiro surdo do Paraná no ensino fundamental a contar com interprete de Libras e ao lado da família, sempre optou pela inclusão.

Com toda essa garra para vencer, o jovem se formou em 2018 como técnico em eletrotécnica e as boas notas, além de passar pelas provas práticas, fizeram o técnico de ensino do Senai de Umuarama, Alan Barriento, escolher Thiago para representar o município na competição.

“O Thiago se destacou nas notas ao longo dos anos e iniciamos o treinamento no fim de 2018. Neste período ele treinava 4 horas por dia, mas agora são 8 horas de treinos diários. Na competição que terá duração de 16 a 18 horas, ele teria que montar toda parte elétrica de uma residência inteligente e fazer a programação no computador para casa funcionar sozinha”, explicou Barriento.

Ainda segundo o professor, todos os Senais do Paraná estarão na WorldSkills e o competidor de Umuarama será o primeiro surdo a participar da competição. “Ele sabe fazer, vem estudando muito para isso. A dificuldade que ele poderia ter é em relação se um parafuso cair e ele não escutar, porém essas situações ele já traçou caminhos no seu cérebro para superar”, ressaltou.

Fonte: https://ilustrado.com.br/jovem-sera-o-primeiro-surdo-a-participar-do-mundial-de-educacao-profissional/

Comentários no Facebook